Brigada Militar busca participação da comunidade de Montenegro


Brigada Militar busca participação da comunidade para combater o crime



  Na noite da ultima terça-feira (14), a União Montenegrina das Associações Comunitárias (UMAC) recebeu o Comandante da 1°Cia do 5°BPM, Capitão Moacir Brum, acompanhado do Tenente Brum e do Sargento Elvis. O objetivo da reunião foi trabalhar as ações da Brigada Militar em conjunto com as Associações, além de esclarecer questionamentos.

As lideranças presentes repassaram algumas solicitações ao Comandante da 1° cia, Capitão Moacir, que, em seguida, expôs o plano e as metas de seu comando frente à Polícia Militar. Ele informou que ajustes estão sendo realizados na área de recursos humanos e nos equipamentos e solicitou apoio na promoção da segurança. O que se precisa, na comunidade, é que a população, organizada, possa dizer aos órgãos públicos quais são suas demandas, destacou.

Segundo o capitão Moacir, o policial não é apenas um agente repressivo e, sim, um mediador entre a sociedade e as instituições públicas. O policial está na rua junto com a população, ele é o elo mais próximo entre os cidadãos e o governo, e a sociedade pode acorrê-lo sempre que precisar, pois ele estará preparado para dar essa resposta, ressaltou. A integração faz com que a comunidade confie mais nos agentes de segurança e, com isso, o trabalho é desenvolvido de forma mais eficaz, acrescentou.

  Durante o encontro, os presidentes de bairros receberam noções de direitos humanos, relações interpessoais, gestão pela qualidade na segurança pública, além de outras disciplinas que humanizam a segurança publica.

  De acordo com o tenente Neri Brum, essa primeira visita é o inicio de um trabalho que se destina a capacitar lideranças comunitárias para a compreensão da filosofia e a estratégia de Polícia Comunitária. Reunir os presidentes e representantes de bairros visa uma aproximação maior da segurança com a comunidade, para o combate à criminalidade, afirmou.

  O secretário da UMAC, Daniel Colli, comentou que é nesse cenário que se deve conceber uma nova filosofia de segurança, não somente pública, mas voltada para o cidadão, ou seja, uma segurança cidadã. Este novo norte rompe com a estrutura cindida que existe entre a polícia e a comunidade, e busca transformar em uma única força estes dois elementos, destacou.

  Um debate mais amplo e dinâmico será realizado, no qual se buscará uma participação maior de integrantes, que deverá contar com a participação da sociedade, poderes públicos municipais e representantes de outros segmentos. A data e o local ainda serão definidos.