XII Prêmio Denatran de Educação no Trânsito em Montenegro







Inscrições para o XII Prêmio Denatran de Educação no Trânsito estão abertas

O prêmio, realizado anualmente pelo Departamento Nacional de Trânsito do Ministério das Cidades tem o objetivo de incentivar diversos setores da sociedade a refletirem sobre aspectos relativos à segurança, ao respeito e à cidadania no trânsito, através da produção de trabalhos sobre o tema. As inscrições devem ser realizadas no site do Denatran, através do link www.denatran.gov.br, até o próximo dia 17 de agosto.

São diversas categorias e toda a comunidade está convidada a participar. Para mais informações sobre categorias, forma de apresentação e entrega dos trabalhos e datas, os interessados podem conferir o edital do Prêmio através do link http://www.denatran.gov.br/premio/XII%20premio/premio2012.htm

Os premiados em 1º, 2º e 3º lugares, além da quantia em dinheiro, receberão certificados e placas de homenagem. A divulgação do resultado final ocorre em 5 de novembro e, em 5 de dezembro, acontece a cerimônia de premiação.

SMEC recebeu o prêmio em duas edições

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) recebeu o prêmio em duas oportunidades: nos anos de 2005 e 2006. A professora da EMEI Gente Miúda, Silvia Machado, foi a coordenadora dos dois projetos vencedores. 

Em 2005, na quarta edição do prêmio, o trabalho Eu Cuido de Você e Você Cuida de Mim, apresentou um planejamento multidisciplinar, no qual o trânsito era trabalhado com as crianças através de jogos, da arte, de música e da História. Esse projeto conquistou o primeiro lugar no Rio Grande do Sul e a segunda colocação em âmbito nacional.

No ano seguinte, o projeto Educação para o Trânsito: Agindo no Presente, Olhando Para o Futuro, abordou o assunto envolvendo participantes de diversos segmentos da comunidade, através de palestras e atividades com os alunos, durante todo o ano. O trabalho ficou em primeiro lugar no estado.

 De acordo com a coordenadora dos projetos, foram realizadas atividades multidisciplinares, que envolvem diversas práticas, e interdisciplinares, trabalhando a questão em conjunto com datas comemorativas.

 Porque o trânsito é um assunto que pode ser trabalhado o ano inteiro, explica Sílvia. Ambos os projetos vencedores concorreram na categoria educadores que atuam na educação básica.