Vigilância Epidemiológica de Montenegro


Boletim informativo da Vigilância Epidemiológica



A Vigilância Epidemiológica informa que recebeu mais um resultado positivo para a Gripe A. Trata-se de um senhor de 63 anos, morador de Alfama, agricultor, hipertenso, que fez a vacina no dia 15 de junho de 2012 e iniciou com sintomas no dia último dia 09. 

O homem não viajou para outra cidade, mas em sua residência chegam diariamente muitos caminhoneiros vindos de diversas regiões do Brasil para carregar caixas de bergamota.

 Ele foi internado no Hospital Unimed no dia 10 de julho, já recebeu alta e encontra-se em fase de reabilitação.



A orientação da Vigilância é que continuem sendo tomadas as medidas preventivas. Também é preciso estar atento aos sintomas: febre, dor de garganta e dores nas articulações, musculares ou de cabeça. Ao apresentar esses sinais, procure atendimento médico.



Dicas para prevenção:



As formas de prevenção consistem em higienizar as mãos com frequência; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; evitar aperto de mãos, abraços e beijo social; reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração; manter distância, de no mínimo um metro, de indivíduos com sintomas gripais; e ventilar os ambientes.



Também é importante que em locais de grande circulação de pessoas seja reforçada a limpeza de superfícies que são tocadas com frequência e de aparelhos de uso comum, como corrimão, maçanetas, tampos de mesa, telefones, entre outros.