Vigilância Epidemiológica de Montenegro

Boletim informativo da Vigilância Epidemiológica

A Vigilância Epidemiológica informa que um menino de 15 anos, que foi a óbito ontem (17), apresentou resultado positivo para Gripe por Influenza H1N1. Ele não apresentava comorbidades e estava com sintomas de tosse e dispneia desde o dia 08 de julho. 

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Kátia Kern, a família e o Hospital Montenegro já foram comunicados. A orientação é que continuem sendo tomadas as medidas preventivas, alerta. Também é preciso estar atento aos sintomas: febre, dor de garganta e dores nas articulações, musculares ou de cabeça. Ao apresentar esses sinais, procure atendimento médico. 

Dicas para prevenção:

As formas de prevenção consistem em higienizar as mãos com frequência; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; evitar aperto de mãos, abraços e beijo social; reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração; manter distância, de no mínimo um metro, de indivíduos com sintomas gripais; e ventilar os ambientes.

Também é importante que em locais de grande circulação de pessoas seja reforçada a limpeza de superfícies que são tocadas com frequência e de aparelhos de uso comum, como corrimão, maçanetas, tampos de mesa, telefones, entre outros.