INFORMATIVO GERAL DA DIOCESE DE MONTENEGRO 24/7/2012


Jovens participam de formação sobre a Jornada Mundial da Juventude


Com a proposta de formar multiplicadores em toda a Diocese, o Setor Juventude organizou uma formação sobre a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no último final de semana, 21 e 22 de julho. A atividade envolveu 73 pessoas, entre participantes e organização do encontro, realizado no Seminário São João Maria Vianney, em Bom Princípio.

De acordo com o assessor da Juventude na Diocese, Pe. Blásio Henz, a proposta é que os que estiveram na formação repassem os conhecimentos e as informações adquiridas a seus grupos e paróquias, fomentando a participação da Diocese na Jornada Mundial da Juventude.

O evento contou com a presença de integrantes do Grupo Betânia, de Porto Alegre, que trabalha com a evangelização da juventude, e com a coordenação do setor no Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Durante a formação, foi repassado o projeto da Diocese para participação na JMJ e os eventos de preparação, como o Bote Fé, em 10 de novembro, em Santa Maria, e a acolhida da Cruz Peregrina do Ícone de Nossa Senhora na Diocese, dias 24 e 25 de novembro.

Diocese está se preparando
Pe. Blásio explica que a Diocese possui um comunicador, um articulador e um assessor que estão trabalhando na preparação da Jornada. Mas a ideia é que cada uma das cinco áreas pastorais também escolham agentes para fomentar a proposta da JMJ.

A Diocese de Montenegro deve receber mil peregrinos para a pré-jornada. Para a JMJ, que ocorrerá ano que vem no Rio de Janeiro, ainda não há previsão de quantas pessoas da Diocese irão. Mas o Setor Juventude está planejando como serão as inscrições e o deslocamento dos participantes, a fim de que todos formem um grande grupo.

As inscrições para a Jornada estavam previstas para abrir no início deste mês, o que não aconteceu. Ainda não há uma nova estimativa. Quem quiser saber mais sobre a JMJ pode entrar em contato com Vitória, que está todas as quartas-feiras, das 13h30 às 17 horas, na paróquia de Brochier (51 3697-1163). Ou ainda pode acessar os sites Jovens Conectados (www.jovensconectados.org.br) e E ai, Tchê (www.eaitche.com.br).

Foto: Dionéia 



Padres realizam encontro de formação


Até esta quarta-feira, dia 25 de julho, os padres ordenados há menos de dez anos realizam encontro no Lar Sacerdotal da Diocese de Montenegro. Os 13 presbíteros estão reunidos desde a última segunda-feira e realizam momentos de integração, convivência e troca de experiências.

Na terça-feira, dia 24, o grupo contou com o assessoramento do padre Moisés Dalcin. O sacerdote fez uma partilha sobre sua experiência de padre, motivando os demais a também exporem suas alegrias, esperanças, dificuldades e desafios da caminhada.


Encontro debate importância da Pastoral da Comunicação


Cerca de 600 pessoas, entre leigos, padres e religiosos, participaram da 3ª edição do Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom). As atividades ocorreram de 19 a 22 de julho, em Aparecida (São Paulo).

A Diocese de Montenegro esteve representada pelo seminarista Gabriel Zucki Bagatini e pela assessora de Comunicação, Amanda Fetzner. Os dois participaram do encontro junto com o grupo do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que reuniu cerca de 15 pessoas, de diversas dioceses do Rio Grande do Sul.

Durante o encontro, conferências, painéis, seminários e momentos de espiritualidade ajudaram na reflexão sobre a importância da Pastoral da Comunicação e como desenvolvê-las, sobretudo com auxílio das novas tecnologias.



Diocese participa do Congresso Nacional do ECC

Os padres Heitor Morschel e Júlio Bergmann, além do casal Léo e Laura Scheeren, representaram a Diocese de Montenegro no XX Congresso Nacional do Encontro de Casais com Cristo (ECC), realizado em São Paulo, de 13 a 15 deste mês. “Foi um encontro maravilhoso em todos os sentidos: organização, hospitalidade, alimentação, local, palestras, painéis”, destacou Pe. Heitor.

Segundo números oficiais, três arcebispos, 20 bispos, 213 padres, 40 religiosos e 310 casais, de 255 dioceses do Brasil, estiveram no Congresso. Durante o evento, este grupo participou de palestras formativas, estudou temáticas envolvidas com o encontro e conheceu projetos desenvolvidos pela Igreja no Brasil.

O próximo Congresso ocorrerá em julho de 2016, em Belo Horizonte (Minas Gerais). Outras informações e fotos do evento estão disponíveis no blog www.eccnacional2012.blogspot.com.br.



Regional Sul 3 debate a juventude e a liturgia










Mais de 60 pessoas participaram do Seminário Regional de Liturgia, promovido pelo Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento, realizado de 6 a 8 deste mês, em Porto Alegre, reuniu católicos de 13 dioceses do Rio Grande do Sul. As atividades foram assessoradas por Marcelo Antônio Lemos, da Casa da Juventude (Caju), de Goiânia, e por Maurício Perondi.

A Diocese de Montenegro esteve presente através de sete jovens e do padre Rafael Groth, que integra a coordenação de liturgia do Regional Sul 3. Durante os três dias de encontro, que teve como tema “Liturgia e Juventude”, o grupo realizou momento de vivências, partilhas, reflexão e aprofundamento dos conhecimentos litúrgicos.