Votação Popular do Orçamento doRS 2013 em Montenegro


Reunião aborda detalhes da votação popular do Orçamento do Estado para 2013

Ocorreu na manhã de ontem (25), uma reunião para tratar do Orçamento do Estado 2013. O evento ocorreu na Universidade de Caxias do Sul (UCS) Vale do Caí e contou com a presença dos presidentes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (COMUDES) dos 19 municípios do Vale do Caí, acompanhados dos delegados eleitos nas assembleias públicas municipais.

Durante a reunião, coordenador Regional da Participação Popular e Cidadã, Ricardo Agádio Kraemer, e o representante do Conselho Regional de Desenvolvimento (COREDE), Sérgio Moraes, repassaram as orientações e todo o material para a divulgação do processo da Votação de Prioridades da Consulta Popular, que acontece no próximo dia 04 de julho. 

De acordo com Kraemer, na ocasião também foi entregue o material necessário para o dia da votação, como atas, cédulas, lacres de urnas e lista de votação. “Além de serem esclarecidas dúvidas sobre o processo”, explicou. Este ano o processo de votação tem novidades. Além da votação presencial e pela internet, no Portal da Participação (www.participa.rs.gov.br), também poderão ser utilizados dispositivos móveis (smartphones).

Na sequência, reuniões serão realizadas em todos os municípios para esclarecer eventuais dúvidas e traçar estratégias de mobilização, pois a meta é ampliar significativamente a participação popular no processo. Em Montenegro, a reunião ocorre amanhã (27), com a participação dos COMUDES, Coordenação Municipal e Delegados da Participação eleitos na Assembleia Municipal.

Para o município, foram apontadas dez propostas orçadas dentro do valor destinado à região, que é de R$ 3,5 milhões. As demandas abrangem as áreas de Saúde, Segurança Pública, Desenvolvimento Urbano e Saneamento, Educação Superior, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Esporte e Lazer. Outros quatro projetos com grande impacto regional também foram eleitos, mas estes ainda não têm valor definido.