TESTES DO TSE NO SISTEMA TI ELEIÇOES 2012

Justiça Eleitoral inicia testes com os sistemas de informação


Equipes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) dos estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Piauí e Tocantins iniciaram na manhã desta segunda-feira, em Cuiabá, os testes práticos com os sistemas informatizados que serão utilizados nas eleições municipais em outubro, que vão até sexta-feira.

O simulado nacional, ou teste de campo, é organizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que está realizando experiências com o ambiente eletrônico de votação também em Santa Catarina.

Durante a avaliação, todas as etapas necessárias para realização da eleição serão simuladas, utilizando dados fictícios, e as ocorrências de falhas na operação dos programas de computadores (softwares) ou na operação dos equipamentos (hardwares) serão observadas para, posteriormente, serem corrigidas.
Minha expectativa é que todas as ocorrências sejam corrigidas e que as dificuldades encontradas sejam sanadas nesses testes. Esta tarefa reforça a preocupação de toda a Justiça Eleitoral com a eficácia e a eficiência dos nossos trabalhos, disse o presidente do TRE de Mato Grosso, o desembargador Rui Ramos.

Votação em quatro etapas

O TSE divide o processo eletrônico de votação em quatro etapas de trabalhos denominadas preparação, gerenciamento, totalização e divulgação. Na etapa de preparação, os dados dos eleitores, dos candidatos e as mudanças promovidas pelos juízes são consolidados e transferidos para os equipamentos de votação.

Na fase de gerenciamento, as operações com as informações levantadas na fase anterior são utilizadas para registro e controle de ocorrências específicas, como a substituição de candidatos, a indicação de alguma candidatura não homologada, a substituição de urnas e outros procedimentos específicos.
Na etapa de totalização, os sistemas informatizados acompanham a chegada dos resultados de cada urna eletrônica e registram as ocorrências com as transmissões de informações que são repassadas dos municípios para o TRE do estado, e, depois, do TRE para o TSE.

A fase final da votação eletrônica quando os dados apurados na totalização são repassados para o público geral.

TERRA