TANAC S/A EMPRESA DESTAQUE 2012 ADVB

TANAC EMPRESA DESTAQUE DIVERSIFICAÇÃO DE MERCADOS ADVB 2012



Premiação de empresas que se destacaram pela diversificação de mercados no ano de referência.
Tanac  Prêmio Exportação ADVB 2012
Diversificação de Mercados


Em cerimônia realizada na noite desta segunda-feira, dia 25 de junho, o Diretor Superintendente da TANAC Otávio Guimarães Decusati representou mais de mil colaboradores das unidades da empresa, recebendo o troféu Prêmio Exportação ADVB 2012, pelo destaque na empresa no quesito Diversificação de Mercados no ano de 2011. A cerimônia contou com a participação de 500 convidados, entre agraciados e autoridades, nas dependências do Bourbon Country, em Porto Alegre.


A Tanac não apenas abriu mercados geográficos, mas intensificou suas vendas de extratos vegetais para a indústria do couro e produtos originados da casca da acácia negra para o tratamento de águas e efluentes industriais. Acompanhando as macrotendências mundiais, caracterizadas no desenvolvimento dos países emergentes e na crescente preocupação ambiental, a indústria de Montenegro ampliou sua participação nos mercados da Índia, Rússia e China, oferecendo produtos de qualidade certificados pelo FSC. A unidade de taninos possui Sistemas de Gestão da Qualidade e Meio Ambiente certificados pelas normas NBR ISO 9001 e 14001. Da mesma forma, as 700 mil toneladas de cavacos de madeira de acácia negra produzidas por ano na fábrica de Rio Grande e exportadas para a indústria de celulose no Japão possuem estas normas e também a certificação FSC / Forest Stewardship Council, que garante a origem da matéria-prima utilizada. A unidade florestal tem manejo de aproximadamente 30 mil hectares de florestas próprias plantadas em conformidade com os princípios e critérios do FSC. O acúmulo de certificações confirma o compromisso da empresa na preservação do meio ambiente e no desenvolvimento sustentável.


Com uma receita de US$ 83 milhões em embarques no ano passado, 6% a mais que em 2010, a Tanac, que já é líder na comercialização dos seus extratos, pretende ser o maior produtor de extratos de mimosa do mundo e de cavacos de acácia negra da América do Sul. Posições que serão buscadas via diversificação de mercados e na maximização da base de clientes, ações previstas no planejamento estratégico dos próximos 10 anos. A empresa, que iniciou as operações em 1948, além de extratos curtentes e recurtentes e taninos para o tratamento de águas de abastecimento e de efluentes industriais, também produz adesivos para madeiras, dispersantes para indústria cerâmica e dispersantes de lama para perfuração de poços de petróleo. A Unidade de Taninos, com 340 funcionários em Montenegro, tem capacidade de produção de 36 mil toneladas anuais de extratos; a Unidade de Cavacos conta com 75 colaboradores em Rio Grande e a Unidade Florestal soma cerca de 650 funcionários.


Esta premiação ratifica, mais uma vez, a posição de destaque da Tanac em seus mercados de atuação.

Critério: As empresas premiadas são aquelas que possuem o maior grau de diversificação de mercados. O grau de diversificação É expresso pela número de países alvo para os quais a empresa exporta. A comissão julgadora  se baseia na idéia central de que as empresas premiadas nesta modalidade são as que mostram maior capacidade de promover a desconcentração das exportações, buscando não depender fundamentalmente de apenas um mercado, bem como  de penetrar em mercados emergentes.

EMPRESAS VENCEDORAS DO PRÊMIO EXPORTAÇÃO RS 2012

CATEGORIA QUANTITATIVA

Destaque Exportador

Empresa que se destacou em 2011 como a maior exportadora (em valor monetário) do RS
 Braskem, de Porto Alegre

Trajetória Exportadora Master

Empresas que apresentaram trajetória exportadora muito expressiva, situando-se entre as maiores exportadoras do RS por um período longo (3 anos) e com taxa de crescimento significativa.
 
Marcopolo S.A, de Caxias do Sul

 Souza Cruz, do Rio de Janeiro

 STIHL Ferramentas Motorizadas, de São Leopoldo

Diversificação de Mercados

Empresas que se destacaram pela diversificação de mercados em 2011.

 Tanac, de Montenegro

 Epcos do Brasil, de Gravataí

 Paquetá, Sapiranga

 Fras-le, de Caxias do Sul

 Conservas Oderich, de São Sebastião do Caí

Dinamismo Exportador

Empresas que se destacaram pela elevada taxa de crescimento no valor das exportações totais, entre as 40 maiores empresas exportadoras.

AEL Sistemas, de Porto Alegre

BSBIOS Energia Renovável, de Passo Fundo

Camera Agroalimentos, de Santa Rosa

Cooplantio, de Eldorado do Sul

 Marasca Comércio de Cereais Ltda., de Cruz Alta
  
 Minuano, de Lajeado

Philip Morris, de Curitiba

 TMSA, Tecnologia em Movimentação, de Porto Alegre


Dinamismo Exportador /Trading (nova categoria)

 America Trading, de Passo Fundo

 Euricom Brasil, de Pelotas

CATEGORIA QUALITATIVA

Destaque Mercadológico

Empresas que se destacaram na consolidação da marca, gestão dos canais de distribuição e comercialização

  IMPLY Tecnologia Eletrônica, de Santa Cruz do Sul