Recursos para agricultores atingidos pela geada em Montenegro

Prefeitura solicita recursos para agricultores atingidos pela geada

Prefeito Percival de Oliveira, ministro Mendes Ribeiro Filho e prefeito de Brochier, Ari Jorge Kerber

No início desta semana, o prefeito Percival de Oliveira esteve em Brasília, onde se reuniu com o Ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Deputado Federal Mendes Ribeiro Filho, solicitando a liberação de recursos para amenizar as perdas dos produtores rurais. Durante o encontro, o chefe do Executivo apresentou a situação da citricultura do município, castigada pela geada ocorrida entre os dias 7 e 10 de junho.

Montenegro decretou situação de emergência em razão do evento climático que atingiu toda a área rural do município, afetando os produtores e a economia geral, com perdas estimadas em mais de R$ 14,5 milhões. Montenegro é o maior produtor de citros do estado e esses prejuízos refletem na arrecadação do Município, destacou.

Segundo Percival, Mendes Ribeiro se comprometeu em liberar recursos do Ministério para atender a solicitação. Estamos otimistas, pois o ministro conhece a realidade da cidade e as necessidades dos nossos produtores rurais, disse.

Reunião no Ministério da Saúde aborda o IDSUS

Na terça-feira (26), Percival de Oliveira, acompanhado da secretária municipal da Saúde (SMS), Ana Maria Rodrigues, participou de reunião no Ministério da Saúde (MS), para tratar da questão do Índice de Desempenho do SUS (IDSUS). Fomos rever os critérios com relação à classificação, explicou o chefe do Executivo.

De acordo com o chefe do Executivo, Montenegro é responsável pela compra de exames especializados que não foram estimados na avaliação. Os exames de mamografia, por exemplo, pagos com recursos próprios, via CIS/Caí, não foram computados, pois não existe como lançar este serviço especializado no SAI/SUS, bem como a ação coletiva de ação bucal supervisionada está registrada a menor no Ministério da Saúde. Se fossem contabilizados esses gastos, o município teria uma colocação muito melhor, destacou.

O objetivo do IDSUS não era ranquear as cidades, mas, sim, apresentar a situação do SUS enquanto sistema de saúde nas três esferas do Governo, disse Percival. Estes dados estão sendo encaminhados para revisão. O Ministério pretende emitir uma nota técnica nos próximos dias, abordando a questão, afirmou.