Quiosques do Cais do Porto de Montenegro será substituído

                            Guarda-corpo metálico dos quiosques do Cais será substituído


Será substituída a estrutura metálica dos quiosques da beira do Rio, conhecida como guarda corpo. A providência foi anunciada quinta (21) na Câmara durante reunião, proposta pelo Vereador Roberto Braatz (PDT), com a Secretária Karina Daudt e o engenheiro Gustavo Colombo, da Secretaria de Obras Públicas. Participaram os vereadores presidente Marcos Gehlen (PT) /Tuco, Laureno Renner (PSB), Marcelo Cardona (PP), Carlos Einar de Mello (PP) /Naná. Os técnicos reconheceram que o problema chegou ao conhecimento da SMOP através do Vereador. Ele apresentou documento e fotografias demonstrando a necessidade de urgentes providências, também com relação ao mato que toma conta do talude.
     
  Iniciou citando o problema no Cais, tido como cartão postal da cidade: vegetação no talude, mau estado da calçada e dos quiosques e falta de iluminação. É o ponto mais fotografado de Montenegro, uma referência de beleza natural, não pode ficar neste abandono, ressalta o Vereador.
     
  A Secretária informou que está em andamento um processo de contratação de mão de obra para a recuperação dos quiosques. O material está comprado. Inicialmente o trabalho seria feito pelos próprios funcionários da Prefeitura, o que não foi possível, comenta.
     
  A sugestão do Presidente da Câmara, Vereador Marcos Gehlen (PT) /Tuco, de interditar os quiosques, evitando riscos às pessoas enquanto a obra não é realizada, foi bem aceita pelos dois técnicos da Prefeitura.
     
  O Vereador Carlos Einar de Mello (PP) /Naná sugeriu que fosse buscado apoio de uma serralheria que recebeu incentivos financeiros do Município.
O engenheiro Gustavo Colombo disse estar ciente do problema nos taludes e calçadas. Avaliou a questão como complexa e que requer estudos técnicos. Para tanto, a Secretaria deverá elaborar um Termo de Referência, que vai servir de base para licitar a contratação de empresa na área de geotécnica. Está ocorrendo uma erosão, um escorregamento por baixo, o que ocasiona problemas no calçamento.
    
  Segundo karina, a roçada no talude recebeu autorização da Secretaria de Meio Ambiente, devendo ocorrer em breve. Nosso objetivo é que o Cais volte a ser cuidado, podendo se tornar um espaço agradável para moradores e visitantes, finaliza Roberto.


Regularização do Sítio Mariana


Na mesma manhã, em outra reunião solicitada pelo Vereador, foram discutidos problemas no Sítio Mariana, um loteamento irregular. Pela Prefeitura, participaram os Secretários de Gestão e Planejamento, Paulo Eduardo Zang e de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania, Leone Kayser Bozzetto.

Segundo Braatz, o objetivo é saber o que pensa o Executivo e que ação irá adotar para resolver o caso das famílias que, até o momento, não possuem escritura de seus imóveis. Os moradores têm o direito de saber o que está acontecendo, destaca.

Conforme o Secretário Zang, a Prefeitura contratou a empresa Metrocil, a qual está realizando um diagnóstico do Sítio Mariana. O trabalho irá apurar informações como: quantidade de residências, largura das ruas, metragem da área de preservação permanente, dentre outras. Zang acredita que a partir daí será possível adotar providências visando regularização.