Município decreta situação de emergência

Município decreta situação de emergência em razão da geada

Em Montenegro, as perdas estão estimadas em mais de R$ 14,5 milhões

Devido às fortes geadas que atingiram o município em razão da baixa temperatura e umidade ocorridas no período de 07 a 10 de junho, foi assinado na manhã de hoje (26), o Decreto Nº 6.032, que declara a existência de situação anormal, provocada pelas geadas e caracterizada como Situação de Emergência, em toda a área rural do município compreendida pelos distritos Sede, Pesqueiro, Vendinha, Fortaleza, Costa da Serra e Santos Reis.

O evento climático ocasionou o congelamento das pastagens e citros, acarretando em queima, apodrecimento e queda, afetando a produção agrícola e pecuária de toda a área rural do município. Em função do ocorrido, houve prejuízos materiais expressivos para o Município, com danos na economia geral e aos moradores das áreas rurais, conforme levantamentos das Secretarias de Desenvolvimento Rural (SMDR) e de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania (SMHAD) e da EMATER.

De acordo com a Resolução nº 03 do Conselho Nacional de Defesa Civil (CONDEC), a intensidade desse desastre foi de nível II. A secretária municipal de Obras Públicas e membro do Conselho Técnico da Defesa Civil de Montenegro, Karina Daudt, informou que, em Montenegro, conforme relatório de Avaliação de Danos (AVADAN), as perdas estão estimadas em mais de R$ 14,5 milhões. Este decreto será encaminhado para homologação da Defesa Civil estadual e para o reconhecimento do órgão nacional, explicou. Estiveram presentes o vice-prefeito Marcos Griebeler e o comandante do Corpo de Bombeiro de Montenegro, tenente Jorge Oscar da Silva Soares.