INFORMATIVO GERAL DA DIOCESE DE MONTENEGRO 29/6/2012

Seminaristas realizam show vocacional

 

Os seminaristas e os padres formadores do Seminário São João Batista, de Viamão, da Diocese de Montenegro, estão preparando a primeira turnê do Show Vocacional. A primeira apresentação será no próximo dia 4 de julho, em Pareci Novo. 
 
Depois, estão agendadas exibições no Salão Harmonia, em Harmonia, e na Sociedade Botafogo, em São José do Sul, dias 5 e 6, respectivamente. Nos três dias, haverá celebração de missa às 18 horas e, após, ocorrerá o Show Vocacional.
 
Já no dia 7 de julho, a atividade será na localidade de São Benedito, em Harmonia, com missa às 18h30min e a apresentação na festa de São João do grupo de jovens da comunidade, que também terá outras peças teatrais. A animação da festa será com a Banda dos Seminaristas.
 
O Show Vocacional é direcionado ao público em geral. Crianças, jovens, adultos e idosos são convidados para o espetáculo, que é inspirado nos antigos trabalhos desenvolvidos pelos seminaristas nas comunidades. A apresentação contém teatro, música, humor e declamação.
A atual peça de teatro tem por base o texto dos discípulos de Emaús, descrito na bíblia no evangelho de São Lucas.  Através da iniciativa, os seminaristas querem participar diretamente das Santas Missões Populares da Diocese de Montenegro.

Conselho de Presbíteros teve encontro hoje


  Padres da Diocese de Montenegro e o bispo Dom Paulo De Conto realizaram a reunião mensal do Conselho de Presbíteros na manhã desta sexta-feira, na cúria dde Montenegro. Após a oração inicial e leitura da ata, o grupo fez uma reflexão sobre os 50 anos do Concílio Vaticano II, prevendo iniciativas na Diocese em torno da comemoração.
 
Em seguida, o Conselho tratou de temas como as Santas Missões Populares, a Jornada Mundial da Juventude e a elaboração do novo plano diocesano de Pastoral. Os padres também partilharam questões sobre a Pastoral Presbiteral, setor administrativo e a vida dos seminários.
 
Por fim, foram feitas algumas comunicações, lembrando datas importantes como: retiro do clero, que ocorre de 9 a 13 de julho, em Veranópolis; encontro por faixa etária para padres com até dez anos de ordenação; e o encontro do clero do dia 2 de agosto, em Viamão.

Dioceses realizam encontro do Serviço Social

 
Representantes da arquidiocese de Porto Alegre e das dioceses de Montenegro e Novo Hamburgo participaram, na última quinta-feira, do primeiro encontro da área de Serviço Social. A reunião ocorreu na Cúria de Montenegro.
 
Na ocasião, foi feita uma apresentação do andamento dos processos para que as dioceses consigam a Certificação Nacional de Entidades de Assistência Social (Cebas). Os presentes também apontaram limites e possibilidades da implementação da ressignificação e falaram sobre o empoderamento das dioceses frente à Política Nacional de Assistência Social.
 
O encontro foi proposto pelo Serviço Social da Diocese de Montenegro, visando possibilitar troca de informações e, principalmente, com o intuito de iniciar um processo de organização e fortalecimento do Serviço Social Diocesano, fomentando a articulação das dioceses no cenário da Política de Assistência Social.

Festa no Seminário São João Batista

 
Os jovens do Seminário São João Batista, em Viamão, celebraram a data que marca o nascimento de seu padroeiro. Em preparação à Solenidade de São João Batista, foi celebrado um tríduo com os seminários vizinhos, das dioceses de Osório e Novo Hamburgo e da Arquidiocese de Porto Alegre.
 
As missas eram sempre presididas pelos reitores dos seminários convidados. Após a celebração, os visitantes jantaram com os seminaristas anfitriões. Já no dia do padroeiro, 24 de junho, os jovens seminaristas participaram da solenidade em suas paróquias de atividade pastoral.
 
A celebração pelo dia de São João Batista ocorreu na segunda-feira, 25. As festividades iniciaram às 5h30min com alvorada festiva. Ao anoitecer, a missa foi presidida pelo reitor, Pe. Luciano Royer, e concelebrada pelos padres Emílio José Lunkes, Alexandre Baptista de Oliveira e Ludinei Marcos Vian. Após a bênção da imagem de Maria, todos jantaram no rancho do seminário.