Fim da aposentadoria por tempo de serviço

Proposta pode acabar com aposentadoria por tempo de serviço

 

Projetos sobre a Previdência Social em Brasília pode ser votado em dois meses



 A aposentadoria do trabalhador que ingressa no mercado formal pode ser adiada com os projetos sobre a Previdência Social em Brasília.

Uma proposta sobre o fim do fator previdenciário deve ser votada em dois meses. As pessoas estavam se aposentando muito cedo e usufruindo por muito tempo da aposentadoria, por isso ele foi criado, explica o procurador federal do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Igor Fonseca Rodrigues. Conforme ele, quanto mais cedo o contribuinte se aposenta, menos ele ganha mensalmente.

 A contrapartida disso seria o término da aposentadoria por tempo de serviço, podendo o contribuinte apenas se aposentar por idade (65 homens e 60 mulheres). Isso aumentaria a média de idade que o trabalhador deixa o mercado formal, que é de 48 anos as mulheres e 53 anos os homens.

Rodrigues lembra que para encaminhar a aposentadoria, não é preciso de advogado. Através do telefone gratuito 135, o servidor informa quais são papéis e providências a tomar, comenta. Então é agendada a consulta, o que também pode ser feito pela Internet.