CAMPANHA DO AGASALHO 2012


Campanha do Agasalho 2012 em Porto Alegre (Foto: Divulgação/PMPA) 

Campanha do Agasalho RS abrange também os animais

Expectativa é que sejam arrecadados cerca de 100 mil itens.
Entregas são feitas a instituições, além de ONGs e protetoras.

Cartaza da Campanha do Agasalho 2012 

A Campanha do Agasalho tem uma novidade este ano em Porto Alegre. Além da arrecadação de itens para pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade, também haverá doações de roupas e cobertores para animais. A iniciativa partiu do gabinete da Primeira Dama, Regina Becker, que é voluntária na Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda) da prefeitura. No ano passado, foram arrecadados 83.958 mil itens, posteriormente entregues a 75 entidades. A campanha de 2012 começou nesta sexta-feira (11) e vai até 31 de agosto.

Para este ano, a meta da coordenação é ultrapassar o número e tentar chegar ao total de 100 mil peças. As doações podem ser feitas em postos de coleta espalhados pela cidade, em mercados, agências bancárias, ônibus, entre outros. Também são postos oficiais o Paço Municipal, a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), e as secretarias municipais. Além disso, a prefeitura disponibiliza dois telefones para contato (51-3289.3610 ou 3289.3730).

Resolvemos fazer algo diferente. Ao longo desses meses temos recebido muitos pedidos de protetoras e ONGs para fazer arrecadações de material para o frio para os animais. Em Porto Alegre, há canis regularizados com animais vivendo em sistema de confinamento, e como eles ficam com pouco espaço para movimento, acabam sofrendo com o frio e a umidade. Como o gabinete é responsável pelas campanhas e eu sou voluntária da Seda, tentamos unir as duas coisas, explicou Regina Becker.

Para receber as doações, as entidades precisam ser cadastradas na prefeitura. São cerca de 15 ONGs e protetoras de animais já com cadastro. A Primeira Dama ainda reitera que são feitas distribuições para pessoas que vivem nas ruas, através da Fasc.

População de rua aumentou

Divulgado no início de abril, um levantamento da Fasc detectou 1.347 pessoas sem moradia na capital gaúcha em pesquisa realizada entre os dias 13 e 21 de dezembro de 2011. Entre 2007 e 2008, um estudo em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) contabilizou 1.203 pessoas adultas em situação de rua. O aumento foi de aproximadamente 12%, segundo revela o estudo mais recente.