Brigada Militar quer utilizar Frigorífico Renner em Montenegro

Brigada Militar quer utilizar estrutura do Frigorífico Renner para treinamento de oficiais

Prefeito Percival de Oliveira recebeu uma homenagem das mãos do Coronel Sérgio Abreu

Os detalhes do projeto foram revelados durante visita do Comandante Geral da Brigada Militar (BM), Coronel Sérgio Abreu, à Escola de Formação e Especialização de Soldados (EsFES), nesta quinta feira (21). A intenção é utilizar a estrutura já existente do local, criando um Centro de Treinamento, qualificando os oficiais, principalmente o Corpo de Bombeiros em situações de busca, resgate e estruturas colapsadas. A intenção é implodir o prédio, que está condenado, deixando restos dos escombros para serem usados durante os treinamentos.

O instrutor de busca, resgate e estruturas colapsadas, Capitão Isandré Antunes, apresentou detalhes do projeto. Segundo ele, a intenção é dar uma resposta adequada às emergências envolvendo colapso estrutural, abalos sísmicos e incêndios. A estrutura do antigo Frigorífico Renner está condenada, inclusive com laudos técnicos apontando para a sua implosão, lembrou.

De acordo com o capitão, a área do prédio, juntamente com a EsFES favoreceria o treinamento desses oficiais, nos mais diversos cenários e com atuação padronizada e uso de ferramentas adequadas. Além disso, a localização de Montenegro e sua questão geográfica também são pontos fundamentais para o desenvolvimento dessas atividades, disse. 

Para o prefeito Percival de Oliveira, que acompanhou o encontro, a iniciativa é bem-vinda. O envolvimento da BM neste projeto mostra a busca de soluções para problemas não só locais, mais em nível estadual e nacional”, reforçou. O chefe do Executivo também reforçou o apoio da Prefeitura com a questão. A união de forças é importante.

Esta iniciativa visa potencializar áreas importantes da Brigada, principalmente ligados ao Corpo de Bombeiros, afirmou o Coronel Sérgio Abreu. Segundo o comandante, o Estado já é referência em salvamentos aquáticos e a otimização da estrutura já disponível traria mais eficiência ao setor público e a população. Também queremos tornar o Estado referência no resgate e salvamentos de vítimas de desastres, reforçou o comandante da EsFES, Tenente Coronel Ronaldo Buss. O projeto segue em análise por parte do comando da Brigada Militar.