1º Seminário Regional de Prevenção e Combate às Drogas de Montenegro

Semana de Combate às Drogas inicia segunda-feira


O 1º Seminário Regional na quarta-feira (27) é um dos destaques da Semana Municipal de Conscientização e Combate às Drogas em 2012, uma promoção da Câmara de Vereadores, Prefeitura e Conselho Antidrogas.

A abertura da Semana será às 9 horas desta segunda, 25 de junho, na Rua João Pessoa, em frente ao Palácio Rio Branco (sede do Executivo). Haverá pronunciamentos do Prefeito Percival de Oliveira (PMDB), do Presidente do Legislativo, Vereador Marcos Gehlen (PT) e do Conselho Antidrogas. Na sequencia, alunos da Escola Municipal Esperança apresentam danças.

As dez da manha, na Escola São José, palestra do Prof. Dr. José Vicente Lima Robaina, técnico social da FASC/Prefeitura de Porto Alegre. Ele também estará na Escola Polivalente às oito horas da manhã e às duas da tarde de quinta-feira.
     
O Proerd relata suas atividades às 14 horas de segunda, na Escola São Paulo. À noite, palestra do coronel José Jesus Cirne de Lima na Escola Estadual Promorar. Tema: Família e Juventude na Prevenção.
     
O pedagogo John Kennedy, Agente Sócio-Educador da FASE (ex-FEBEM), pesquisador do comportamento de dependentes químicos há 35 anos, palestra na Escola Municipal José Pedro Steigleder às nove horas de terça. Às 14hs, vai estar na Escola Municipal Cinco de Maio. Uma hora após, no CIEP Ivo Bühler, tem uma atividade de valorização da vida.


1º Seminário Regional


        Quarta, dia 27, o ponto alto da Semana: o 1º Seminário Regional de Prevenção e Combate às Drogas, no Teatro Roberto Atayde Cardona (Centro Cultural). Ás 9h15min, palestra da psicóloga Suzana Chotges Boklis, coordenadora de Saúde Mental da 2º Coordenadoria Regional de Saúde, com o título: A linha de cuidado com álcool e drogas / enfoque legal; e A atenção psicossocial e a linha de cuidado para pessoas que consomem álcool e outras drogas, de forma problemática, com Marta Conte, psicóloga Doutora em Psicologia Clínica, pesquisadora no campo de álcool, drogas, violência e suicídio, da Escola de Saúde Pública do RS, atuante no CAPS Montenegro.  O Promotor de Justiça Thomás Colletto fecha o ciclo de palestra da manhã.

Às 20 horas, palestra na Escola Estadual AJ Renner. Na mesma noite, as atividades repercutem na sessão da Câmara. A culminância é sexta, 9 da manhã, com caminhada da frente da Prefeitura até a Praça Rui Barbosa, onde haverá banca informativa.  Nos mesmos moldes ocorrera a atividade na grande Timbaúva envolvendo as escolas do bairro. A concentração final acontece em frente ao Supermercado Mombach. A novidade deste ano, é a descentralização das atividades oportunizando a participação dos bairros, ressalta o presidente da Câmara, vereador Marcos Gehlen (PT) /Tuco.