PP não sabe se apóia PC do B ou PDT

Gustavo Paim terá a missão de afinar o diálogo interno na Capital
PP cria comissão para tentar resolver impasse
Gustavo Paim terá a missão de afinar o diálogo interno na Capital
A menos de 20 dias de definir os seus rumos para a eleição de Porto Alegre, a executiva municipal do PP criou ontem uma comissão com o objetivo de preparar a sigla para o pleito de outubro. O Partido Progressista está atualmente em uma encruzilhada: não sabe se apoia a pré-candidata do PCdoB ao paço municipal, a deputada Manuela d’Ávila, ou se consolida a aliança com o pré-candidato e prefeito da Capital, José Fortunati (PDT). A legenda terá uma decisão oficial no dia 11 de junho, data em que está agendada a reunião do diretório municipal.

Secretário-geral do PP em Porto Alegre, o advogado Gustavo Paim foi o escolhido para presidir os trabalhos do colegiado progressista. Conforme Paim, o ex-presidente da legenda na Capital e membro do diretório municipal Túlio Macedo será o representante da ala que apoia Manuela; enquanto o grupo que prefere a aliança com Fortunati indicou a coordenadora-geral do Gabinete de Inovação Digital da Prefeitura (Inovapoa), Deborah Pilla Villela. O presidente da comissão também informou que a primeira reunião será realizada nesta semana, mas a data e o horário ainda serão definidos.

Apesar de ter sido cotado como um dos nomes que poderiam integrar a chapa da pré-candidata comunista como vice, Paim garante que vai conduzir a presidência da comissão de forma imparcial e isenta. Segundo ele, o seu trabalho à frente do colegiado será pautado pela independência a pela lisura, sem qualquer interesse ou vinculação pessoal.

Túlio Macedo, por sua vez, não vê problemas na indicação de Gustavo Paim como presidente da comissão, mesmo com as especulações sobre o nome do progressista para a chapa de Manuela. Não pairam dúvidas sobre a integridade dele, afirmou o ex-presidente do PP municipal.

Defensor da tese de aliança com a candidata do PCdoB, Macedo considera que o Partido Progressista precisa se rejuvenescer e conquistar prefeituras de cidades com grandes colégios eleitorais  como Porto Alegre , com potencial para chegar ao Palácio Piratini em 2014. Está na hora de darmos uma guinada, senão vamos ficar 30 anos sem conseguir chegar ao governo do Estado. Se nunca tivermos o poder, nunca termos lideranças, avaliou.


A manifestação da senadora Ana Amélia Lemos (PP) em apoio a Manuela tem surtido efeito nos líderes da sigla em Porto Alegre, conforme observa Macedo. O dirigente progressista também destaca o crescimento da popularidade da deputada. Essas nossas pregações e a posição da senadora Ana Amélia têm realmente mexido muito com o diretório, revelou.

Procurada pela reportagem, a representante do grupo pró Fortunati, Deborah Pilla Villela, preferiu não comentar a criação da comissão, por orientação do presidente do presidente do PP em Porto Alegre, Tarso Boelter.
Jornal do Comércio