Oficina de Reciclagem e Criatividade em Montenegro

CRAS promove Oficina de Reciclagem e Criatividade

Participantes aprendem a transformar resíduos secos em artesanato

O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) está promovendo uma oficina de reciclagem. Destinada à comunidade do Programa de Subsídio Habitacional (PSH) e do Bairro Estação a atividade, denominada Oficina de Reciclagem e Criatividade, trabalha com resíduos secos, transformando os materiais em artesanato.

A oficina, que teve início em dezembro do ano passado, ocorre na Igreja do Evangelho Quadrangular, no Bairro Estação, todas as segundas-feiras, nos turnos da manhã e da tarde. De acordo com a artesã Débora Sarmento, responsável por ministrar a oficina, as aulas buscam estimular a criatividade e a consciência ecológica. Os participantes aprendem técnicas de reciclagem. Já realizamos almofadas, pufes de garrafa PET e, agora, estamos nas aulas de mandalas, explica Débora.

Segundo a oficineira, o curso visa dar outro significado à coleta de resíduos, aprimorando os conhecimentos e trabalhando a convivência. O objetivo é entender os resíduos como matéria-prima e, o mais importante, fonte de alegria, destaca Débora. É um exercício lúdico que pode ser usado como fonte de renda, posteriormente, salienta.

Aproximadamente 25 pessoas participam da oficina. Durante as aulas, que ocorrem das 9 horas às 11h30 e das 13h30 às 16 horas, os participantes também recebem lanche. No início do ano, também foram entregues materiais escolares. Débora lembra que a oficina, que encerra em setembro, está aberta à comunidade. As pessoas interessadas em participar podem aparecer, pois a cada aula são realizadas novas atividades, lembra. A oficina é acompanhada pela assistente social Tatiana Schulze da Cruz e pela psicóloga Flaviane Gioppo.

Cabeleireira atua de forma voluntária

Na segunda-feira (21), a cabeleireira Márcia Lopes Merched, do Templo da Vaidade, atuou de forma voluntária, realizando cortes de cabelo na comunidade do bairro. O objetivo é realizar a ação uma vez por mês. O CRAS cuida da família e a atividade busca resgatar a autoestima dos participantes, explica a coordenadora do CRAS, Carmen Soares.