MI BUENOS AIRES QUERIDA

MI BUENOS AIRES QUERIDA (1)
                                 
 ACÁ ME TIENES DE REGRESO 
                                                      
 O CONVITE
Estava em casa cumprindo meus compromissos que são..... nenhum, quando um e-mail estampava o seguinte: Queres viajar para Buenos Aires ? Querer eu quero, porém depende do preço. Não fui à Grécia, à Turquia e à Itália por não ter chegado aquele dinheirinho que estou esperando a horas, a...... Megasena. -Não, o negócio é barbada: 10 x r$ 73,90. Ah ! Assim, dá. Aceitei de pronto !
                                                                       
  A COMPANHIA
O convite partiu da paranaense, Nilda Maria Senra, o meu Anjo da Guarda, em Santiago, do Chile. Desde aquela data, continuamos trocando e-mails e a afinidade e entusiasmo por viagens, é mútua. Quando falei para alguns amigos, imediatamente, afirmaram: Isso aí, tem mais que amizade. Lembrei-me de um grande amigo que perguntou-me, se eu acreditava na amizade de um homem e de uma mulher, sem segundas intenções. Eu disse que não e ainda arrematei: Um conquistadoor como tu, não acredito. Pois, ele provou por A + B que era amizade pura. Fiquei convencido e agora, está acontecendo comigo. Amizade puríssima, nosso negócio é viajar, conhecer novos lugares, novas culturas.   
                                                                         
  A VIAGEM
Dia 10/05/12, 5ª-feira, nos encontraríamos no aeroporto, pois o A 320, da TAM, partiria às 12,26 hs... Cheguei cedo no Salgado Filho , para recebê-la. Olhei o painel e dos 14 voos programados, só um cancelado, justamente, o de Curitiba. O combinado era fazer o check in de ambos, mas voo cancelado, ela não chegaria a tempo. Dali algum tempo, recebi um telefonema do seu filho Dennis dizendo que ela estava tentando outras rotas e que chegaria às 3,00 hs., da madrugada. Avião lotado (29 fileiras x 6 lugares=174), mas tinha 173, pois o assento ao meu lado, ficou vago. Entre a decolagem e a aterrissagem, no Aeroparque, foi gasta, somente, 1,24 h..
                                                                      
  BUENOS AIRES
Já estive na capital portenha três vezes, porém sempre de passagem: em 1978, na Copa do Mundo, acompanhei a Fase Classificatória do Brasil que foi em Mar del Plata; em jan/2011, no retorno de Santiago, do Chile, escala no Ezeiza, mas ninguém desceu do avião e em agosto/2011, com o Inter, pela Recopa, contra o C.A.I. (C. A. Independiente), de Avellaneda. Aí, fiquei um pouco mais.
                                                                       
AEROPARQUE
Aeroporto para atendimento doméstico e países do Mercosul. Igual ao antigo Salgado Filho, hoje Terminal 2. O meu amigo Paulino Tadeu que retornou de lá, juntamente, com a sua esposa Rosane, deu-me algumas tintas (dicas): No aeroporto, tem duas opções de táxis: o normal, com taxímetro e o Remis, com preço fixo (mais barato). Fui no Setor de Turismo e a mocinha embaralhou a minha cuca, dizendo que o táxi normal, era mais barato. :Mas, como ? : -Sim, para quem conhece a cidade, se o Sr. não conhece, eles ficam dando voltinhas e a corrida sai muito mais cara. Dei o nome do Hotel Concorde - Calle 25 de Mayo, 630 -/Centro -. Ela olhou no mapa e disse-me:-Pegue a Linha 33 e desça na 1ª parada, após a Av. Córdoba que é bem conhecida. Lembrei-me do Paulino Tadeu:-"Ônibus, só com moedas". E, eu não tinha. Sabia até o preço: 1,25 peso (R$ 0,62) (Em Porto Alegre custa R$ 2,85). Fui numa banca de jornais e comprei um Diário Popular", por 3 pesos (R$ 1,50). Para não ocorrer a mesma coisa que em Lima, onde "quarei na parada, perguntei a um daqueles carregadores de malas, por outro ônibus. Ele foi muito cortês e falou:- Puedes seguir también por la línea 45. Muchas gracias, mas antes, perguntei para que lado tinha que ir. Chegando de avião, a gente não tem a noção para que lado é o centro.
                                                                      
COLETIVOS
Primeira novidade, na Rodoviária de P. Alegre, onde passam 64 linhas de ônibus, seria impossível fazer o que eles fazem lá, isto é, em cada parada, o nº da linha dos coletivos que ali podem parar. Bem na frente do Aeroparque, numa parada coberta, uma placa estampava: 33 e 45. Estou em casa ! Os ônibus são de tamanho médio, tipos os C1, C2 e C3, da nosssa capital e no alto, à direita, o nº da linha e ao lado, na mesma altura, também pintado, o ponto inicial, uns dois ou três pontos intermediários e o fim da linha (tudo fixo). Não tem cobrador, é tudo com o motorista. A gente diz onde quer ir e os preços variam, não é tarifa única, como aqui. O motora aperta um botão, num pequeno painel e a gente coloca a(s) moeda(s), numa gabine atrás dele, de onde sai um ticket e o troco, se tiver. Gostei da brincadeira.
Vamos ao hotel, después, conocer la ciudad ? Vamos juntos ?
LENIO GAÚCHO