Maria Elena Pereira Johannpeter

Maria Elena Pereira Johannpeter  Presidente da ONG Parceiros Voluntários

Mais do que nunca temos certeza de que estamos fortalecendo um capital social e humano que fará a diferença nas próximas gerações.
Maria Elena Pereira Johannpeter


Construir um Rio Grande do Sul Voluntário. Foi com essa visão que, em janeiro de 1997, Maria Elena Pereira Johannpeter criou a ONG Parceiros Voluntários para desenvolver a cultura do trabalho voluntário organizado no Estado, uma organização não-governamental, sem fins lucrativos e apartidária, que estimula, capta, capacita e encaminha voluntários às organizações sociais.

Em dez anos de atividades, a Parceiros Voluntários reúne 232.395 voluntários engajados em uma rede formada por 77 unidades distribuídas em todo o Estado. O trabalho de mobilização é marcado pela forte presença dos jovens por meio da ação Tribos Nas Trilhas da Cidadania, que envolverá neste ano 93 mil estudantes de escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul.

Trabalhar os valores internos faz despertar na pessoa seu verdadeiro valor, o que a torna mais ativa e socialmente transformadora do mundo ao seu redor.

A ONG opera com programas que envolvem pessoas físicas, empresas, escolas, universidades e organizações da sociedade civil. Cerca de 900 mil pessoas estão sendo beneficiadas pelas 2.110 organizações sociais conveniadas.

Maria Elena integra instituições nacionais e estaduais de grande atuação social, como o Fórum de Líderes Sociais do Brasil, o Conselho Deliberativo da Federasul, o Conselho de Cidadania da Federação das Indústrias do RS, o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, o Instituto Brasil Voluntário e a Brazil Foundation.

Por sua dedicação à causa do voluntariado e seu empenho na promoção da imagem do Rio Grande do Sul como um Estado Voluntário, Maria Elena recebeu da Câmara Municipal de Porto Alegre, em 2002, o título de Cidadã Emérita de Porto Alegre. Nesse mesmo ano, conquistou um dos principais prêmios empresariais do Estado, o troféu Homem de Vendas do Ano, no Top de Marketing da ADVB/RS.

Foi também agraciada com a Medalha Cidade de Porto Alegre, oferecida pela Prefeitura Municipal, por sua atuação frente à ONG Parceiros Voluntários. Em 2004, foi convidada a integrar a instituição internacional Schwab Foundation, da Suíça, dedicada a apoiar o empreendedorismo social.

Todos temos que assumir, em relação ao social, a convicção de que é preciso incluir os excluídos. Não podemos conviver com a exclusão ou a fome.

Em 2005, recebeu os prêmios Personalidade Top Ser Human”, da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH/RS), Melhores Mulheres 2005 na categoria Assistência e Voluntariado, promovido pelo Jornal do Comércio de Porto Alegre, e Mulheres Mais Influentes do Brasil, no segmento Terceiro Setor, concedido pela Revista Forbes, em São Paulo.

Em 2006, recebeu o troféu O Pacificador da ONU Sérgio Vieira de Mello, promovido pelo Parlamento Mundial para Segurança e Paz, Organização Intergovernamental dos Estados.

Em março deste ano, foi homenageada em São Paulo pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (ANEFAC), com o prêmio ANEFAC Mulher 2007, na categoria área social. Desde maio, integra o LIDEM - Grupo de Mulheres Líderes Empresariais.
Parceiros Voluntários