MACHU PICCHU PARTE 5

                                                   MACHU PICCHU (PARTE 5)
                                            
 RETORNO
O trem retornaria às 16,22 (horário local), então ali pelas 15,30, comecei a encaminhar-me para a saída. Caminhei quase 4 horas, lá em cima, metendo o nariz em todos os cantinhos. Simplesmente, inesquecível. A gente retorna mais enriquecido com a cultura peruana, por que não dizer, um pouquinho mais...... inca.
                                                            
 ESTACIÓN
Enquanto aguardava a abertura dos portões para ingressar no comboio, numa estação com gente de todo o mundo, conheci um casal jovem e maravilhoso, de Brasília: Tatiana/Carlos Guidorizzi. Aquele abraço para eles que estão recebendo as minhas colunas.
                                              
 PONTUALIDADE BRITÂNICA
16,22 hs., hora marcada, locomotiva partindo. É muito lindo o pôr-do-sol, entre as montanhas. Chegamos em Ollantaytambo, às 18,05 e em Poroy, às 20,02. 
                                                             
  O FRIO
Estamos a 3.486 mts., e quando o sol se põe, o frio aperta. Quem não está em alguma excursão é assediado por muitos taxistas. Como eu tinha combinado com o motorista que me levou, por NS$ 30,00 (R$ 21,43), procurei manter a palavra, embora um taxista tenha grudado em mim, oferecendo por NS$ 25,00 (R$ 17,86). Ele desesperado para retornar com um dinheirinho a mais e eu começando a passar frio. Aguardei 35 minutos e cedi quando ele ofereceu por NS$ 20,00 (R$ 14,28).
                                                   
UM INIMIGO AMEAÇA
A alimentação começou a me arrebentar. Não é pimenta, é um tempero (um condimento) que de saída, até é bom, mas depois, vai "minando" a gente. O meu estoque de Engov tinha acabado. A coisa não estava boa. Já estava quase que só me alimentando de leite e pão (huaro). Já sou magro e não comendo, viraria um.... fiapo. Se pelo menos, tivesse um pastel daqueles do Mercado Público de P. Alegre, eu resisitiria mais. É a 2ª vez que sinto saudade do pastel portoalegrense.
                                                    
 MUDANÇA DE PLANO
Eu pretendia ir ao Lago Titicaca (o mais alto do mundo), com suas ilhas flutuantes , onde constroem suas casas e criam galinhas, porcos e até vacas, na fronteira com a Bolívia..        
                                                              
 3ª GAFE
Era domingo, acertei com o taxista, por NS$ 4,00 (R$ 2,86), para levar-me até a estação rodoviária. Quando chegamos, eu falei: Mas, isto aqui é uma estação de trem. O motorista, gentilmente, respondeu: O sr. pediu que levasse até a estação rodoviária e para nós, estação é de trem e de ônibus, é terminal. Marchei com mais NS$ 3,00 (R$ 2,14), para chegar no terminal e como era domingo, o guichê da Ormeño estava fechado.
                                                        
AEROPORTO
Eu não podia ficar, então peguei outro táxi, rumando para o Aeropuerto Teniente Alejandro Velasco Astete que fica muito longe. Bem modesto, rivalizando com o nosso antigo Salgado Filho (hoje, Terminal 2). Numa parede envidraçada, está um enorme retrato do Velasco Astete, suas luvas, capacete, botas, óculos de piloto e a sua história, lindíssima, por sinal. O aeroporto está em reforma dos sanitários, então colocaram, na frente (junto a uma das portas de entrada), banheiros químicos. Pensei, se passar um gremista por aqui, vai querer tocar fogo (Lembrei-me de um Gre Nal, no Beira-Rio, onde os tricolores incendiaram os banheiros químicos.
                                                             
LANCHILE
A Lanchile adquiriu a Aeroperu, tornando-se dona do campinho (no pátio, só tem aviões da Lan, parece que a gente está no Chile). Marquei passagem para o dia 7 (lunes=2ª-feira), às 15,35 (horário local), até Lima e de lá, para São Paulo.
                                                         
 DESPEDIDAS
Acertei a conta no Incas Parkers, despedi-me do Seu Madruga, do seu filho Alexander, de sua noiva e da Guissey, rumando com malas e bagagens para o Teniente Velasco Astete. Táxi=NS$ 5,00 (R$ 3,57)
Lenio Gaucho

Comentários