Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes em Montenegro - Rs

Atividades lembram o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Representantes de entidades do município realizaram ações na Praça Rui Barbosa

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, que ocorre hoje (18), diversos segmentos reuniram-se na Praça Rui Barbosa para abordar o assunto, lembrando a data através de orientações e entrega de materiais informativos, além da distribuição de flores e fitas nas cores amarela, representando os menores de idade, e preta, simbolizando o luto e a contestação .

A Diretoria de Assistência Social e Cidadania (DASC) e o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) participaram da ação entregando materiais informativos e orientando a comunidade sobre o tema. Queremos alertar a população para que denuncie qualquer suspeita de abuso e exploração sexual, refletindo a frase E se fosse com seu filho?, explicou a assistente social Neiva Saldanha.

Em caso de suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência sexual, o cidadão deve denunciar através do Disque Direitos Humanos 100. O Conselho Tutelar também disponibiliza o telefone 9707-9723. A diretora da DASC, Leda Esmério, reforçou a importância do uso consciente dos números. Pedimos, também, que as pessoas evitem passar trotes e levem a sério o trabalho realizado através destes telefones, lembrou Leda.

A atividade em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes é uma promoção da DASC e do CREAS, em parceria com o Conselho Tutelar e demais entidades do município.

Atividade lembra o Dia Nacional da Luta Antimanicomial

18 de maio, também é designado como o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) esteve presente na Praça Rui Barbosa divulgando a data e mostrando o serviço realizado. O CAPS é um serviço substitutivo dos manicômios. Queremos mostrar que o atendimento a pessoas com doenças mentais deve ser realizado de forma humanizada e por uma equipe qualificada, explicou a coordenadora do CAPS, Jaqueline Porto.