COMO ATRAIR BORBOLETAS

ATRAINDO BORBOLETAS

“O segredo não é correr atrás das borboletas...É cuidar do jardim para que elas venham até você.”(Mário Quintana)
Foto de Viviane Oliveira
As borboletas são criaturas encantadoras e parte integrante do ecossistema.
Interdependentes da natureza, sua principal função é a polinização das flores e consequente produção de frutos e sementes.
As flores-borboletas, ou asclépias (Asclepias physocarpa), fornecem às borboletas monarcas alimento e local para cuidar de suas larvas, além de uma defesa química eficaz contra predadores. As monarcas extraem essa substância presente nas asclépias tornando-se venenosas à maioria dos vertebrados.
Mas atualmente estas flores são alvo da pulverização em larga escala de pesticidas ao longo das estradas e nas propriedades rurais. Com isso, as populações de borboletas também estão ameaçadas.
Para atrair borboletas e garantir que elas residam em seu jardim, é preciso fornecer néctar, através de determinadas plantas anfitriãs nativas de sua região, que servem de abrigo e comida para seu estágio inicial (lagartas). Na fase adulta, procuram alimento em flores vermelhas, laranjas, rosas ou roxas, planas, agrupadas ou em forma de tubos, das quais conseguem extrair o néctar.
Borboletas precisam de sol para orientação e para secar e esquentar suas asas para o vôo. Uma pequena bacia d’água com pedras lisas é ideal para descansarem e tomarem um pouco de sol. Crie quebra-ventos onde precisar, pois a brisa calma permite que elas voem livremente.
Experimente atrair borboletas com as plantas listadas a baixo:
- Azulzinha (Evolvulus glomeratus)
- Calêndula (Calendula officialis)
- Zinia (Zinnia elegans)
- Cosmo amarelo (Bidens sulphurea)
- Cometa roxo ( Echinacea purpúrea)
- Girassol (Helianthus laetiflorus)
- Mal-me-quer (Wedelia paludoso)
- Margarida mexicana (Thithonia SP)
- Mil folhas ( Achillea millefolium)
- Estrela-do Egito (Pentas lanceolata)
- Camarão amarelo (justicia brandegeana)
- Lantana-cambará (Lantana camara)

Autora: Leticia Osorio
Fonte: Jornal Bem estar – Edição: Maio/2012