Casa do produtor Rural de Montenegro 23/5/2012

Reunião para o desenvolvimento dos territórios rurais

Reunião ocorreu na Casa do Produtor Rural

A Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT), do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), iniciou uma política de promoção de desenvolvimento dos territórios rurais. Em Montenegro, já foram realizadas plenárias para formação do Conselho de Desenvolvimento Territorial (CODETER). Dando prosseguimento à atividade, ocorreu ontem (22), na Casa do Produtor Rural, uma reunião extraordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (COMDER), com o objetivo de elaborar um Diagnóstico Municipal.

Participaram membros dos conselhos da Saúde, Educação e Assistência Social, além de representantes dos agentes financeiros, Prefeitura Municipal e demais entidades ligadas à agricultura. O próximo passo de formação do Território será uma reunião microrregional onde os quatro representantes eleitos pelo grupo de trabalho apresentarão o Diagnóstico Municipal e, juntamente com os demais municípios, será organizado um Diagnóstico Microrregional.

Os representantes escolhidos para esta etapa foram: João Kranz, Paulo Veríssimo, Moisés Oliveira e Eunice Maria Fabrazil. Esta reunião microrregional acontecerá dia 27 de junho, às 9 horas, na Estação Cultura com a participação dos municípios de Montenegro, Pareci Novo, Tupandi, Harmonia, São Sebastião do Caí, Capela de Santana, São José do Sul, Portão e São José do Hortêncio.

Saiba mais sobre os Territórios Rurais:

Os Territórios Rurais se caracterizam por um conjunto de municípios unidos pelo mesmo perfil econômico e ambiental. O programa é desenvolvido desde 2003 pelo SDT e MDA como base dos Territórios da Cidadania. Os Territórios possuem uma organização (colegiado) e já vêm trabalhando em um Plano de Desenvolvimento.

O objetivo geral é a superação da pobreza e geração de trabalho e renda no meio rural por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. Outros objetivos são a inclusão produtiva das populações pobres dos territórios, a busca da universalização de programas básicos de cidadania, o planejamento e integração de políticas públicas e a ampliação da participação social.