Campanha de Vacinação contra a Gripe 2012 em Montenegro encerra na próxima sexta-feira

Vacinação para grupos prioritários encerra na próxima sexta-feira

A Campanha de Vacinação contra a Gripe 2012 encerra na próxima sexta-feira (1º), para os grupos prioritários. O público-alvo da vacinação são pessoas com 60 anos ou mais, profissionais de saúde comprovados, gestantes em qualquer idade gestacional, crianças de seis meses até menores de dois anos e indígenas. Essa vacina também previne contra o vírus da Influenza A (H1N1).

Segundo nota enviada pelo Centro de Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) do Estado, desde 2009, com a implantação sistemática da Vigilância de Influenza no país, o Rio Grande do Sul vem monitorando os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) hospitalizados e identificando os principais agentes virais que circulam no estado. A partir deste sistema de vigilância, em 2012 foram notificados 115 casos, dos quais 3 confirmaram para Influenza A (H1N1) 2009, 21 para outros agentes etiológicos e 76 foram descartados.

De acordo com o CEVS, até agora não ocorreram óbitos por Influenza no RS. Dos três casos confirmados de Influenza A (H1N1) 2009, o primeiro ocorreu em janeiro e os outros dois casos em maio, início do período de sazonalidade do vírus da influenza. Os casos residiam nos municípios de Alvorada, Arroio do Tigre e Santa Cruz do Sul, os três casos confirmados em pessoas não vacinadas.

No estado de Santa Catarina evidencia-se um aumento do número de notificações de SRAG, registrando até o momento 36 casos de Influenza A (H1N1) 2009, dos quais quatro evoluíram para óbito. Esses fatos colocam o RS em situação de alerta para o aumento do número de casos no estado, acrescenta o boletim.

Por conta disso, a campanha de vacinação contra Influenza possui como objetivo principal a redução da mortalidade, das complicações e das internações provocadas por infecções do vírus da gripe. Como resultado da imunização, em 2011, no Brasil, constatou-se redução de 64,1% nas mortes por agravamento da gripe H1N1. O número de casos graves notificados diminuiu 44%. No entanto, se não mantivermos altas coberturas vacinais, esses números poderão voltar a se elevar neste ano, informa a nota.

Em Montenegro, a vacinação ocorre na Secretaria Municipal da Saúde (SMS); no Posto de Atendimento Médico (PAM); nos postos de Estratégias de Saúde da Família dos bairros Germano Henke e Industrial; e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Centenário, Santos Reis e Muda Boi, no horário normal de atendimento em cada unidade.

Vacina será disponibilizada para outras faixas etárias a partir de segunda-feira

A Vigilância Epidemiológica informa que a partir da próxima segunda-feira (04) a vacina contra a gripe será disponibilizada para as outras faixas etárias que não foram contempladas durante a Campanha de Vacinação 2012. Os locais de aplicação serão a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), na Rua Campo Neto nº 177, Bairro Senai; e o Posto de Atendimento Médico (PAM), na Rua Olavo Bilac nº 1284, Bairro Centro; das 8 horas até às 17 horas, sem fechar ao meio dia.

A enfermeira Kátia Kern lembra que serão aplicadas doses até esgotarem os estoques. É importante ressaltar que as crianças menores de nove anos que fizerem a primeira dose, não terão garantida a segunda, visto que estamos disponibilizando doses que sobraram da campanha, informa Kátia.