Alunos de Montenegro recebem palestra sobre turismo

Alunos recebem palestra sobre turismo

Estudantes acompanharam atividade

Na tarde de ontem (15), alunos do 5º ano da Escola Municipal José Pedro Steigleder participaram de palestra sobre história e turismo local e regional. A coordenação do evento ficou a cargo da Estação Turismo / Agência Receptiva, com apoio da APEHVAL (Associação de Pesquisadores da História do Vale do Caí) e da Diretoria de Turismo.

Iniciando a atividade, a Técnica em Turismo Rosane da Silva Antunes, da Estação Turismo, explanou sobre a história de Montenegro e sua criação, resgatando personagens e fatos que foram de extrema importância para a criação da cidade, como Tristão Fagundes e o Porto das Laranjeiras, muito utilizado pelos colonizadores da região. Num segundo momento, apresentamos o vídeo Vale da Felicidade e explicamos tal denominação aos alunos, bem como o título de Montenegro - Cidade das Artes, informou o diretor de Turismo, Ataulfo Escher.

Em seguida, o representante da APEHVAl, Carlos Antônio Campani, realizou uma abordagem sobre a história do trem em Montenegro e região, desde o surgimento da maria fumaça, passando pelas locomotivas a diesel e a construção das estradas de ferro que cortavam o Vale do Caí e o Rio Grande do Sul. Para ilustrar, o pesquisador apresentou imagens de época que, por si só, são uma aula de história, revelou Escher;

Esta atividade é rotineira em Montenegro, como contrapartida da Empresa à concessão de uso de espaço público. Hoje à tarde (16), os alunos participaram de um city tour pelas principais ruas da cidade e visitação a pontos turísticos, como o Cais do Porto das Laranjeiras e a Estação da Cultura.

 

Comentários