Estudantes
acompanharam atividade
Na tarde de ontem (15), alunos do 5º ano da Escola Municipal
José Pedro Steigleder participaram de palestra sobre história e turismo local e
regional. A coordenação do evento ficou a cargo da Estação Turismo /
Agência Receptiva, com apoio da APEHVAL (Associação de Pesquisadores da
História do Vale do Caí) e da Diretoria de Turismo.
Iniciando a atividade, a Técnica em Turismo Rosane da Silva
Antunes, da Estação Turismo, explanou sobre a história de Montenegro e sua
criação, resgatando personagens e fatos que foram de extrema importância para a
criação da cidade, como Tristão Fagundes e o Porto das Laranjeiras, muito
utilizado pelos colonizadores da região. Num segundo momento, apresentamos
o vídeo Vale da Felicidade e explicamos tal denominação aos
alunos, bem como o título de Montenegro - Cidade das Artes, informou o
diretor de Turismo, Ataulfo Escher.
Em seguida, o representante da APEHVAl, Carlos Antônio Campani,
realizou uma abordagem sobre a história do trem em Montenegro e região, desde o
surgimento da maria fumaça, passando pelas locomotivas a diesel e a construção
das estradas de ferro que cortavam o Vale do Caí e o Rio Grande do Sul. Para ilustrar, o pesquisador apresentou imagens de época que, por si só,
são uma aula de história, revelou Escher;
Esta atividade é rotineira em Montenegro, como contrapartida da
Empresa à concessão de uso de espaço público. Hoje à tarde (16), os alunos
participaram de um city tour pelas principais ruas da cidade e visitação
a pontos turísticos, como o Cais do Porto das Laranjeiras e a Estação da
Cultura.

Comentários