A TERAPIA DA DANÇA

Dança ajuda na socialização e pode diminuir níveis de estresse

Grupos ocupacionais de idosos praticam a atividade como um movimento natural do corpo


    Dança ajuda na socialização e pode diminuir níveis de estresse Ricardo Wolffenbüttel/Agencia RBS
    Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Agencia RBS

    A dança é uma atividade física, lúdica e de fácil acesso, basta ligar o rádio para que já seja possível praticá-la. Pensando nisso, o dia 29 de abril foi instituído pelo Comitê Internacional da Dança da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como o Dia Mundial da Dança.

    Uma das principais preocupações ao se celebrar esta data é despertar a atenção para a atividade entre o público em geral, não somente bailarinos especializados em jazz, dança de salão, sapateado ou tango. A terapeuta ocupacional Tatiana Souza da Silva, da Casa Bem Estar, da Unimed, afirma que a Oficina de Vivências foi criada justamente seguindo este pensamento, com uma conscientização corporal e a utilização da dança como um recurso de socialização.

    De acordo com a especialista, a atividade física voltada para pessoas em idade avançada visa melhorar a qualidade de vida.

    * Com os anos há certas perdas funcionais e o exercício físico busca reverter ou melhorar esse quadro, desenvolvendo a musculatura, o condicionamento físico e consequentemente diminuindo os níveis de estresse.

    O grupo, que começou as atividade em abril, já conta com 10 participantes, todos maiores de 60 anos, e as avaliações são positivas: Pessoas que não tinham o costume de se movimentar, agora já estão muito mais soltas. E a dança ajuda nisso, aproxima as pessoas e é um movimento natural.