Novas alterações no trânsito de Montenegro iniciam na próxima 2a. 23/4/2012

Mudanças visam melhorar o fluxo de veículos na área central da cidade

Em coletiva de imprensa realizada na manhã de hoje (18), foram anunciadas as alterações no trânsito do município, apontadas através do Plano de Mobilidade Urbana, elaborado pela empresa Pró-Cidades. 

A partir da próxima segunda-feira (23), a Rua Ramiro Barcelos, da quadra da Santos Dumont até a Osvaldo Aranha terá mão única, formando desta forma, um binário com a Capitão Cruz, que permanecerá com mão única no sentido oposto.

Outra mudança divulgada foi na Rua Capitão Porfírio, que passará a ser mão única, do trecho entre a Santos Dumont e a Fernando Ferrari. 

A Rua Olavo Bilac, também será mão única, no sentido Bento Gonçalves / João Pessoa, formando um binário com a São João, já de mão única.

De acordo com a secretária municipal de Obras Públicas (SMOP), o Plano de Mobilidade está sendo implantado em fases. Essa nova etapa se mostrou necessária em função do fluxo de trânsito, explicou. O objetivo é colaborar com fluidez do tráfego, trazendo mais segurança aos motoristas e, principalmente, aos pedestres, Karina.

O vice-prefeito Marcos Griebeler destacou que o Município vem cumprindo com o Plano de Mobilidade Urbana. Foram realizadas audiências públicas para apresentar as mudanças e ouvir a opinião da comunidade, lembrou Griebeler.

Prefeitura apresenta relatório sobre frota de veículos na cidade

Para contribuir com a iniciativa da implantação do Plano de Mobilidade Urbana pela Administração Municipal, foi apresentado um relatório sobre a frota de veículos do município. 

Em janeiro deste ano, Montenegro contava com 34.674 veículos. Segundo o relatório, desde janeiro, o espaço ocupado pelos veículos é de 279.225 m², o que equivale a 2,4 Parques Centenário ou a 1.396 lotes de 200 m², considerando que cada carro ocupe uma área de 12,5m².

Ainda de acordo com os dados apresentados, a área total do sistema viário da área urbana representa aproximadamente 2.329.025,00 m² e 12% dessa parcela é ocupado por veículos. Se perfilássemos os veículos, considerando que os mesmos tenham um tamanho médio de cinco metros, obteríamos 111.690,00 metros de veículos parados em fila. É como se a fila iniciasse em Montenegro e terminasse em Santa Cruz do Sul, exemplificou o secretário municipal de Gestão e Planejamento (SMGEP), Paulo Zang.

Segundo Zang, neste número é preciso considerar que no total da extensão das vias urbanas estão as ruas de bairros e outros pontos com fluxo de veículos praticamente inexistente. Já no centro, entre as ruas Bento Gonçalves/Buarque de Macedo, Santos Dumont, João Pessoa, Fernando Ferrari, a extensão linear aproximada do sistema viário é de 7.319,00 metros e área útil aproximada de 88.706,00 m². Estes números justificam claramente a saturação do sistema viário nos horários de pico, apontou. Para tanto, como solução, rotas alternativas devem ser estudadas, deslocamentos em horários diferenciados e o uso consciente dos veículos, explicou.

Municipalização e educação no Trânsito

Durante a coletiva, o diretor de Transporte e Trânsito, Ricardo Alemar, anunciou o comunicado da FAMURS referente à publicação da Municipalização do Trânsito em Montenegro no Diário Oficial da União. A partir desse comunicado, o Município passa novamente a ter acesso ao Sistema Nacional de Trânsito. 

A Prefeitura também irá realizar um concurso público para criação da Guarda Municipal de Trânsito.

Alemar também lembrou o apoio que a Prefeitura vem oferecendo à Brigada Militar na criação de uma minicidade, um projeto que busca transmitir questões de respeito para um trânsito mais seguro, onde as escolas poderão levar os estudantes.
  
Rótulas e sinaleiras  para prevenir acidentes na RS 287

Também foi abordada a questão da implantação de radares eletrônicos na cidade. A secretária da SMOP explicou que um laudo será realizado com técnicos para definir em que locais e quais equipamentos serão implantados.

Ainda referente ao trânsito da cidade, também foi anunciada a construção de uma rótula provisória no cruzamento da Rua Ramiro Barcelos com a RS 287, no Posto Ipiranga, e a instalação de sinaleiras nas ruas Beija-Flor e Heitor Muller com a RS 287, todas custeadas pelo Município.

O vice-prefeito Marcos Griebeler explicou que estas foram as soluções encontradas para prevenir os acidentes que vêm ocorrendo. Recebemos autorização para a essas medidas provisórias, pois se trata de uma rodovia administrada pelo DAER, explicou. De acordo com o vice-prefeito, o DAER já conta com um projeto de melhoria da rótula entre a RS-287 e a RS-470, no Posto Shell.

Frota de veículos em Montenegro - Janeiro de 2012

Total: 34.674
Automóvel: 20.021
Caminhão: 1.247
Caminhão trator: 169
Caminhonete: 1.543
Camioneta: 774
Ciclomotor: 29
Micro-ônibus: 149
Motocicleta: 6.961
Motoneta: 1.960
Ônibus: 189
Reboque: 1182
Semi reboque: 214
Side car: 2
Outros: 33
Trator rodas: 80
Triciclo: 3
Utilitário: 118

Fonte: Denatran