Luta do Brasil contra corrupção é exemplo

Hillary diz que luta do Brasil contra corrupção é exemplo


Hillary Clinton. | Foto: AFP
Secretária de Estado elogiu Brasil como parceiro em iniciativa de transparência

Os Estados Unidos elogiaram nesta terça-feira a luta do governo da presidente Dilma Rousseff contra a corrupção, no momento em que o Congresso discute a instalação de uma CPI com o objetivo de investigar o envolvimento de políticos com o bicheiro Carlinhos Cachoeira.

Seu comprometimento [de Dilma] com abertura e transparência, sua luta contra a corrupção estão estabelecendo um padrão global, disse a secretária de Estado americana Hillary Clinton, durante encontro da Parceria para Governo Aberto  iniciativa liderada pelo Brasil e pelos EUA que reúne 55 países dispostos a melhorar suas práticas para aumentar a transparência e combater a corrupção.
Dilma, por sua vez, cobrou mais transparência do setor privado. A transparência e o compromisso com o bem público também devem ser exigidos dos agentes privados, cujas condutas afetam diretamente a vida dos cidadãos.
Nós sabemos que a corrupção mata o potencial de um país, disse Hillary. A cura a para corrupção é abertura.

Escândalos

O elogio de Washington ocorre no momento em que integrantes do PT se mobilizam para adiar  não barrar, segundo o partido  a instalação da CPI do caso Cachoeira.
A comissão pretende investigar suspeitas de corrupção, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e contrabando envolvendo Cachoeira, o senador Demóstenes Torres (sem partido, ex DEM) e os governadores de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), e do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), além de diversos servidores.

O clima político é ainda agravado pela proximidade do julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal) do caso mensalão, o escândalo de pagamento de propina que envolveu parlamentares em 2005, durante o governo do ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Todo o quadro de turbulência política se delineia após a presidente demitir seis ministros sob suspeita de corrupção em 2011, seu primeiro ano de governo.

Transparência

Ao cobrar transparência do setor privado, a presidente Dilma criticou principalmente a falta de monitoramento em fluxos financeiros internacionais.[Os fluxos] são passíveis de manipulação, com prejuízo para toda a economia mundial e para as conquistas sociais dos países, disse.
Segundo Dilma, a transparência deve ser qualificada pelo resultado que as ações públicas causam na vida das pessoas.

De parte do meu governo, nós buscarmos sempre a eficiência para garantir a boa qualidade do serviço prestado à população e não teremos tolerância com nenhum malfeito, afirmou a presidente.
A presidente citou o aperfeiçoamento dos mecanismos de controle de gastos públicos e disse que o Brasil tem hoje instituições mais preparadas para evitar desvios e punir sua ocorrência.

BBC Brasil