Um dos cem mais influentes do mundo, Eike Batista destaca empreendedorismo consciente no Brasil
Empresário foi um dos três brasileiros citados na lista da revista norte-americana Time
Dilma, Eike e Graça Foster são os únicos três brasileiros na lista da Time
* É resultado não apenas da nossa atitude empreendedora, mas principalmente da forma como geramos riqueza, com inovação, capitalismo humano e respeito a todos. Gostamos de inspirar e promover o empreendedorismo responsável e consciente no País. O Brasil é hoje e vai ser ainda por muito tempo uma plataforma única para todo o mundo.
Sucessor de Steve Jobs e grupo de hackers também estão na lista
Professor fenômeno na internet está entre os cem mais influentes
Divulgada a relação, que não é organizada em forma de ranking, traz também a presidente Dilma Rousseff e a presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster.
Para Maria das Graças, a presença dela na lista é mais do que uma recompensa pelas batalhas vencidas ao longo da vida, mas sim o reconhecimento da grandeza da Petrobras, que é motivo de orgulho de todos os brasileiros.
* Estou profundamente agradecida em nome de mais de 80 mil trabalhadores, e consciente de que essa premiação aumenta ainda mais minha responsabilidade profissional.
No comando da Petrobras desde fevereiro e a primeira mulher no mundo a assumir o controle de uma grande empresa de petróleo e gás, Graça teve o perfil escrito por Bryan Walsh, editor da Time.
Walsh destaca a história de vida da executiva, que passou a infância em uma favela do Rio de Janeiro, recolhendo materiais reciclados para pagar a escola.
Já o texto sobre Eike Batista um dos homens mais ricos do mundo foi escrito pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Ele citou o empresário como um dos responsáveis pelo renascimento do Rio de Janeiro que, segundo ele, vive hoje uma época extraordinária de mudança positiva e desenvolvimento social.
Presente na lista pela segunda vez consecutiva, a presidente Dilma Rousseff teve o perfil assinado por Cristina Kirchner, presidente da Argentina. Ela lembra o passado de militância política de Dilma e conta que viu uma foto da brasileira, quando tinha 22 anos, diante de um tribunal militar, composto por juízes escondendo os rostos com as mãos.
* Ela exalava desafio. Os papéis pareciam invertidos: era Dilma quem estava acusando não só os militares, mas todo sistema cúmplice na injustiça de excluir a maioria da população do poder durante duas décadas de governo de generais.
Outros influentes
A lista inclui uma série de outros governantes, atletas e artistas de todo o mundo. Entre os mais influentes eleitos pela Time estão o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e seu provável adversário na disputa pela Casa Branca, o republicano Mitt Romney.
Também foram incluídos o primeiro-ministro italiano, Mario Monti; o aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã; o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu; e o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi.
A relação de mulheres reúne, além de Dilma e Graça Foster, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton; a chanceler alemã, Angela Merkel; a diretora do FMI (Fundo Monetário Internacional), Christine Lagarde; as cantoras Adele e Rihanna; as atrizes Claire Danes, Tilda Swinton e Viola Davis; a princesa Kate Middleton e sua irmã, Pippa Middleton.
Entre os esportistas, foram citados o argentino Lionel Messi, eleito três vezes o melhor jogador de futebol do mundo, e o tenista sérvio Novak Djokovic.
O grupo de hackers Anonymous, que ganhou fama mundial após uma série de ataques realizados contra sites de governos, instituições e bancos ao redor do mundo, também aparece na relação da Time.
Segundo a revista, as pessoas indicadas como as mais influentes são aquelas que nos inspiram, nos entretêm e nos ajudam a mudar o mundo.
FONTE R7
Comentários