Desempenho do SUS em Montenegro

Índice atribuído a Saúde em discussão na Câmara


        No mês de março, foram divulgados na imprensa local os indicadores do índice de Desempenho do SUS, por município. Montenegro com média final 3,86, muito abaixo do desejado. O vice-prefeito Marcos Griebeler e a Secretária da Saúde Ana Maria Rodrigues na época discordaram dos números.         


Na tentativa de entender quais são os verdadeiros números e o raio-X da saúde em Montenegro, o vereador Marcelo Cardona (PP), foi autor do requerimento propondo reunião com o Executivo. O encontro aconteceu na manhã de quinta-feira. Estiveram presentes o vice-prefeito Marcos Griebeler (PP), Procurador do Município, Marcelo Rodrigues e a Secretária da Saúde, Ana Maria Rodrigues.
        

Na abertura, Marcelo Cardona (PP), citou a necessidade de conhecer os números, uma vez que o Executivo contesta a realidade apresentada pelo Governo Federal. 

Também fez vários questionamentos referente a Gestão da  Saúde. Por último, ele lembrou que o município está colocando mais dinheiro, e, pelos números o retorno na qualidade para a população está menor.
        

Como a Secretária da Saúde Ana Maria não tinha em mãos os números para uma possível análise, a qualidade do encontro foi prejudicada. Ana falou mais de questões como a necessidade de ampliar o ESF da Esperança, a falta de dois médicos no ESF da Germano Henke e Industrial.
        

Quanto a análise da Saúde em Montenegro, a secretária entende que está avançando os serviços prestados. Citou como exemplo, a parte odontológica, o combate ao câncer da mama, a informatização da Secretaria.
      

  Referente aos indicadores apresentados pelo SUS na pesquisa, Ana concorda que na questão da mortalidade infantil é preciso avançar muito, para mudar o quadro que coloca Montenegro entre os piores Municípios na 2ª Coordenadoria de Saúde. 


Comitiva vai ao Ministério da Saúde


O vice-prefeito Marcos Griebeler (PP) explicou que está sendo agendada reunião no Ministério da Saúde, na próxima semana, para saber que metodologia de avaliação o Governo Federal utilizou para que depois possam fazer uma nova análise expressando a realidade.


Nova Reunião
       
Um novo encontro deve na Câmara de Vereadores após a audiência do Executivo em Brasília. Nesse, a expectativa é que os números sejam apresentados.