Atenção contra o mosquito da dengue em Montenegro RS

Município redobra atenção contra o mosquito da dengue

xxxDSC00088
Secretária de Saúde esteve reunida com técnicos da 2ª CRS e da Vigilância em Saúde

O município de Montenegro está redobrando os cuidados com o mosquito da dengue. Durante o trabalho de campo da equipe de controle da dengue foi encontrada, pela primeira vez após dez anos de trabalho de controle, larva do Aedes Aegypti na cidade. A partir deste resultado, conforme norma técnica, será realizada uma delimitação de foco, na qual todos os imóveis localizados a 300 metros do ponto onde foi encontrada a larva receberão a visita dos agentes.

O local onde a larva foi encontrada não será divulgado em um primeiro momento, mas representa uma das 103 armadilhas que servem para Vigilância em Saúde observar a presença do vetor. Essas armadilhas são visitadas semanalmente pelos agentes de combate a endemias.

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde, reforça à comunidade a necessidade de participação efetiva nas ações de prevenção de dengue, evitando o acúmulo de água em vasos de flor, vasilhames, lixo no entorno, calhas entupidas, caixa d’água destampada, entre outros.

O combate à dengue é um compromisso de saúde de cada membro da comunidade. Nesse momento, que passa o Município, após dez anos de intenso trabalho, registra-se a presença da larva, o que faz com que intensifiquemos os cuidados, destaca a titular da SMS, Ana Maria Rodrigues. Ao mesmo tempo em que noticiamos a presença do vetor no município, não queremos uma comunidade alarmada, mas sim, comprometida com um trabalho diferenciado, afirma.

A SMS também está organizando um Comitê de Enfrentamento, em consonância com o Plano de Contingência de Combate à Dengue e centralizado junto à Vigilância em Saúde, com várias ações previstas. Boletins epidemiológicos serão divulgados pela Vigilância em Saúde, através da Assessoria de Comunicação da Prefeitura. Para mais informações sobre combate à dengue, o contato pode ser realizado com o Setor de Vigilância em Saúde, através do telefone 3649-8245.

Estiveram presentes na reunião a coordenadora técnica da Dengue da 2ª CRS, Neusa Carvalho Barreto; o responsável pela Supervisão de Chagas e Dengue da 2ª CRS, Edson Roberto de Souza; o responsável pelo Sistema de Informação de Febre Amarela e Dengue da 2ª CRS, Oscar Artigas Viera; a médica veterinária técnica do Programa Estadual de Combate à Dengue do CEVS, Sabrina Vizeu; a coordenadora da Vigilância em Saúde de Montenegro, Silvana Schons; e a coordenadora do Serviço de Dengue de Montenegro, Beatriz Garcia.