INFORMATIVO GERAL DA PREFEITURA DE MONTENEGRO 22/3/2012

Readequações no trânsito previstas para o próximo mês em Montenegro

xxxAlterações 2011_2A Etapa-Model
Alterações previstas para ocorrer no próximo mês

Em reunião no gabinete do vice-prefeito Marcos Griebeler, na manhã desta segunda-feira (19), ficou estabelecido algumas readequações no trânsito na cidade, visando um melhor fluxo do trânsito nas ruas centrais da cidade. A Rua Ramiro Barcelos, da quadra da Santos Dumont até a Osvaldo Aranha terá mão única, formando desta forma, um binário com a Capitão Cruz, que permanecerá com mão única. 

Trata-se de uma acomodação do trânsito a partir das percepções que tivemos depois das alterações das Ruas Santos Dumont e Osvaldo Aranha, com o aval da Pró-Cidades, empresa responsável pelo Plano de Mobilidade Urbana, destacou a secretária municipal de Obras Públicas, Karina Daudt.

Ainda segundo o plano de mobilidade, a Capitão Porfírio passará a ser mão única, do trecho entre a Santos Dumont e a Fernando Ferrari. 

 A intenção da Administração Municipal é que estas alterações passem a vigorar a partir do próximo mês, mas ainda não podemos estabelecer uma data certa, avisou o Marcos Griebeler.

A Rua Olavo Bilac, também será mão única sentido, no sentido Bento Gonçalves / João Pessoa, formando um binário com a São João, já de mão única. “Em seus cruzamentos, está ocorrendo o mesmo que na Capitão Porfírio com a Osvaldo Aranha, em função do tráfego ter aumentado, pois essa via se tornou o principal acesso ao centro pelos moradores do bairro Olaria e Ferroviário”, esclarece o engenheiro da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Gustavo Colombo.

Outra questão diz respeito a rua Tristão Fagundes. O vice-prefeito reforçou que novo sentido da rua, visou a segurança dos alunos da EMEI Gente Miúda. Para aumentar ainda mais a proteção, já foi implantado um estacionamento oblíquo nas proximidades da escola. “Todas essas modificações levam em conta a segurança de todos, principalmente dos pedestres”, finalizou Griebeler.






Montenegro é destaque no Estado, segundo o Idese

A Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser divulgou os resultados do Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE) dos municípios, dos Coredes, das microrregiões, das mesorregiões e do Estado do Rio Grande do Sul, referentes ao ano de 2009. Além disso, foram atualizados os dados de 2008. Montenegro conseguiu um importante avanço, com relação aos números divulgados ano passado. Da 21ª posição, o município passou para a 19ª. Na região, a cidade ocupa a 1ª posição no índice.

O Idese é um índice sintético, inspirado no IDH, que abrange um conjunto amplo de indicadores sociais e econômicos, classificados em quatro blocos temáticos: educação; renda; saneamento e domicílios; e saúde. Tem por objetivo mensurar e acompanhar o nível de desenvolvimento do Estado, de seus municípios e dos Coredes, informando a sociedade e orientando os governos (municipais e estadual) nas suas políticas socioeconômicas.

O Idese varia de zero a um e, assim como o IDH, permite que se classifique o Estado, os municípios ou os Coredes em três níveis de desenvolvimento: baixo (índices até 0,499), médio (entre 0,500 e 0,799) ou alto (maiores ou iguais a 0,800).

O prefeito Percival de Oliveira comemora os números da pesquisa. 
O resultado confirma nosso planejamento e os investimentos que realizamos na cidade ao longo dos anos”, afirma. 

É a prova de que estamos no caminho certo, disse. Para o secretário municipal de Educação e Cultura, Renato Kranz, os investimentos refletem na qualidade de vida da população. 

Hoje, nossa educação é destaque no Estado e no País, recebendo vários prêmios e reconhecimentos importantes, reforçou.

Nos últimos anos, a Prefeitura de Montenegro deu início a um processo de construção de novos postos de saúde, ampliando e qualificando o atendimento à saúde básica para a população, lembrou a secretária municipal de Saúde, Ana Maria Rodrigues. 

Em 2010, foram inaugurados as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Muda Boi e Santos Reis, além da reforma da UBS do Parque Centenário e melhorias na própria Secretaria Municipal da Saúde.

Para este ano, estão previstas as construções de novas UBS em Bairro Santo Antônio / Panorama e Costa da Serra.

Além disso, a Prefeitura também contribui com importantes investimentos no Hospital Montenegro, uma entidade filantrópica. Desde 2005, já foram investidos mais de R$ 22 milhões nesta importante casa de saúde, o que, com certeza impediu o fechamento de suas portas, finalizou.

Índices Montenegro:


2008 2008
Educação: 0,871 0,895
Renda: 0,817 0,809
Saneamento e Domicílios: 0,613 0,612
Saúde: 0,866 0,881
IDESE: 0,791 (21ª posição) 0,799 (19ª posição)

O Idese no Estado

O Estado do Rio Grande do Sul apresentou elevação do Idese em 2009, alcançando a marca de 0,776. Esse número está 0,5% acima daquele registrado em 2008 (0,772) e confirma um novo recorde histórico do Idese, que, desde 2000, apresenta melhoria contínua  incremento médio de 0,5% ao ano.

O bloco Educação é o principal destaque do Idese de 2009, tendo registrado uma elevação de 2,1% (0,870 frente a 0,853 em 2008). Dentro desse bloco, o indicador que mais contribuiu positivamente foi a taxa de atendimento ao ensino médio, que se elevou em 15,8% entre 2008 e 2009. Taxa de abandono e taxa de analfabetismo também foram indicadores que apresentaram variação positiva: 0,3% e 0,4% respectivamente. Taxa de reprovação foi o único elemento com variação negativa (-0,4%).

Outra contribuição positiva para o resultado final do Idese veio do bloco Saúde, que registrou crescimento de 0,5% entre 2008 e 2009 (0,846 e 0,850 respectivamente). O indicador que mais contribuiu foi o percentual de crianças com baixo peso ao nascer, que teve uma melhora de 1,1%. O indicador taxa de mortalidade de menores de cinco anos também melhorou (aumento de 0,4% no indicador). Já a expectativa de vida manteve-se estável no período.

Com relação ao bloco Renda, houve uma retração de 0,8% (0,813 em 2009, quando, em 2008, o número era 0,819). Dentre as duas variáveis que compõem esse bloco, a geração de renda (PIB per capita paridade do poder de compra) apresentou ligeira elevação (0,2%), enquanto a apropriação de renda (VAB do comércio, alojamento e alimentação) registrou queda de 1,8%.
Por fim, o bloco Saneamento e Domicílios, que apresentava um índice de 0,570 em 2008, fechou 2009 com 0,569 (variação de -0,2%). Essa retração deu-se em função de um aumento, ainda que pequeno, da média de moradores por domicílio. Cabe mencionar-se, no entanto, que esse movimento acabou por afetar pouco o resultado final do Idese para o Estado como um todo.

Dos 496 municípios do Estado do Rio Grande do Sul, 330 (66,5%) apresentaram variação positiva no Idese entre 2008 e 2009. A média de variação positiva para estes 330 municípios foi de 0,75%, enquanto a média de queda, para aqueles com resultado negativo, também foi de 0,75%.






Carlos Fernando Leser é o patrono da 10ª Feira do Livro de Montenegro e 5ª Feira do Livro do Vale do Caí

IMG_6569
Prefeito Percival de Oliveira, Simone Dörr, Carlos Fernando Leser e Renato Kranz

A 10ª Feira do Livro de Montenegro e 5ª Feira do Livro do Vale do Caí, que ocorre de 8 a 12 de maio, na Praça Rui Barbosa, já tem seu patrono. Na tarde de ontem (21), o prefeito Percival de Oliveira oficializou o convite ao escritor montenegrino Carlos Fernando Leser, acompanhado do secretário municipal de Educação e Cultura, Renato Kranz, e da diretora da Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira, Simone Dörr.

De acordo com Simone, a escolha do patrono é realizada pela Comissão da Feira do Livro e pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), através de critérios, entre eles ser montenegrino e ter obra editada. 

A participação do escritor na Feira do Livro e nos eventos culturais do Município também conta no momento da escolha, bem como a opinião do público da Feira, explicou a diretora da Biblioteca.

Carlos Fernando Leser, que faz 47 anos no próximo dia 27 de março, é formado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e, atualmente, membro da Associação Montenegrina de Escritores (AMES). O escritor agradeceu o convite e destacou a grande responsabilidade pela indicação. 
Me sinto gratificado. A ideia básica não é mostrar aquilo que eu faço, mas como eu faço. Fomentar a leitura é o grande mote, ressaltou.

Em 1999, Leser recebeu Menção Honrosa no concurso literário Antologia Poética Brasileira, além de participar, em 2001, de uma antologia literária constituída por escritores montenegrinos (AMES) intitulada Sementes Literárias e em 2005 do livro Estação da Cultura, um desafio, cujo tema era alusivo a Estação Férrea de Montenegro. Foi membro do grupo de arte e literatura montenegrino Rua dos Cataventos desde sua fundação em 2007.

Lançou, em outubro de 2009, o livro de poesias In Extremis, durante a 7ª Feira do Livro de Montenegro e, em 2011, teve seu nome escolhido para batizar a Biblioteca da Escola Municipal José Pedro Steigleder, através de um concurso proposto pela direção deste educandário.






Administração Municipal de Montenegro irá realizar obras de esgoto pluvial

IMG_6615
Objetivo é reformar redes de esgoto que causam transtornos devido a enxurradas e depósito de lixo

Em reunião realizada na manhã de hoje (22), foram definidos os locais em que serão realizadas obras de esgoto pluvial, até o final do exercício. De acordo com o vice-prefeito Marcos Griebeler, o objetivo é a reforma das redes de esgoto, que devido às enxurradas e ao lixo depositado indevidamente, acabam entupindo e transbordando, causando prejuízos à população. 

Serão saneados os maiores problemas urbanos de Montenegro e, quando a obra no Arroio São Miguel for concluída, a cidade terá uma ótima infraestrutura de esgoto, explicou o vice-prefeito Marcos Griebeler.

Paralelamente às obras de esgoto, projetos para melhorar o conduto da Rua Capitão Porfírio já estão prontos, restando apenas o encerramento da licitação. Serão duas intervenções de grande porte: a primeira, no cruzamento da Rua Santos Dumont com Capitão Porfírio, com o aumento da entrada de água; a segunda será realizada na Rua José Luis, com a melhoria da bifurcação, já que no local, onde termina uma galeria, iniciam duas. 

Ainda não existe previsão para o início destas obras, salientou Griebeler. Ele espera que ocorra o mais breve possível.

Também estiveram presentes na reunião o secretário municipal de Viação e Serviços Urbanos (SMVSU), Vaceli de Oliveira; o diretor de Serviços Urbanos, Carlos Scherer; a assessora especial da SMVSU, Eva Luciane Massena da Silva; e a engenheira Tatiane Barbosa,

Locais que passarão por obras de esgoto pluvial:

* Moinho Becker / Rua Glauco Sá Brito

* Rua Albino Borchardt

* Juvenal Alves de Oliveira

* Rua Borba

* Apolinário de Moraes

* Creche Vila Esperança

* Rua Sinos e Jaguarão

* Rua Daltro Filho e Machado de Assis

* Rua Otávio Dias Ferraz

* Rua Afonso Enck

* Bairro Ferroviário

* Rua Carlos Corrêa da Silva, Bairro Santo Antônio

* Rua General Osório

* Rua 15 de novembro

* Rua Tiradentes

* Loteamento Gallas

* Rua Leopoldo Gemmer

* PSH

* Pequenas redes






Corte da 4ª ExpoMonte Montenegroserá escolhida neste sábado

xxxDSC09731
27 candidatas disputam o título de rainha da festa

A Corte da 4ª ExpoMonte será conhecida no próximo sábado (24). O evento acontece no Clube do Comércio, a partir das 20 horas e o ingresso custa R$ 5,00. 

Antes do desfile, as 27 candidatas participarão de um coquetel, no qual serão entrevistadas pelos jurados. A apresentação será realizada em dois momentos: no primeiro, as candidatas entrarão na passarela vestindo jeans e camiseta da ExpoMonte, e no segundo momento é a vez do desfile com vestido de gala.

O julgamento será realizado por um júri imparcial, tendo como critérios a beleza, postura, expressão oral e simpatia. Todas as candidatas receberão uma lembrança alusiva ao evento e as soberanas serão agraciadas com uma viagem para o Rio de Janeiro. 

A melhor torcida, eleita pela Comissão Julgadora, receberá uma premiação surpresa na noite do evento.

A escolha das soberanas é o evento que dá inicio às comemorações da 4ª ExpoMonte, que acontece de 1º a 10 de junho, no Parque Centenário.

Confira as candidatas:

01: Amanda Alessandrine Rodrigues  17 anos
Entidade: Alpendre Arquitetura e Decoração LTDA.

02: Amanda Carolina dos Santos  20 anos
Entidade: Escola Municipal Esperança

03: Camila dos Santos  25 anos
Entidade: Associação Cultural Beneficente Floresta Montenegrina

04: Cassia Carolina do Amaral Bastos  18 anos

05: Dauana da Silveira  16 anos
Entidade: Clube União da Terceira Idade.

06: Débora Michel Rodrigues da Silva  18 anos
Entidade: Academia Coliseu

07: Djessica Aline Hüttmann  18 anos
Entidade: Erva Mate Lago Verde

08: Flaviane Sandi da Silva Marques  17 anos
América F.C.E.C / Transportes Mackery

09: Grace de Miranda Lima  20 anos
Entidade: Cabelo e Cia

10: Jenifer Cristiane Aires Pinto  16 anos
Entidade: A C N Cabeleireira

11: Jessica Meriane Soares Ferreira  22 anos
Entidade: Centro de Beleza Marroju

12: Jessica Samanta Atkinson  19 anos
Entidade: Fernanda Beuty Hair

13: Josiane Camila Azeredo  18 anos
Entidade: Esc. Est. Paulo Ribeiro Campos

14: Juliana Borges  18 anos
Entidade: Farmácia Mottin

15: Kauene Barbosa Pedrão  17 anos
Casa das Noivas e das Pilchas

16: Larissa Petry Goulart  16 anos
Entidade: C E M  Centro de Especialidades Médicas

17: Luana Caroline Walter  16 anos
Entidade: Majosli

18: Magali Morais  16 anos
Entidade: Classe A Vidros

19: Maria Eduarda da Silveira  18 anos
Entidade: Comauto

20: Michele Santos de Campos  16 anos
Entidade: Revista Evidência / Belli Makke

21: Nágila Eliane Silva de Souza  24 anos
Entidade: Doux Frangosul S. A.

22: Sara Pereira de Campos  16 anos
Entidade: Empresa de Serviços Domésticos Marido de Aluguel

23: Silvana da Silva de Oliveira  18 anos
Entidade: Oficina Mecânica Gibauto

24: Táina Roberta Toledo da Silva  18 anos
Entidade: Terra Engenharia

25: Tais Germann Scheffer  23 anos
Entidade: Grupo Tarca de Arte Nativa

26: Tamires da Silva Borges  20 anos
Entidade: Giro Distribuidora de Bebidas

27: Thayane Moreira Réquia  19 anos
Transul Fretamento e Turismo