PROJETO BAIRRO EMPREENDEDOR


Bairro Empreendedor estimula geração de negócios 



 A foto de uma senhora sentada em uma máquina de costura e com uma fita métrica enrolada no pescoço, recortada de uma revista antiga, marcou a trajetória da empreendedora Cleide Barbosa Pereira, moradora  do Paraná. A imagem escolhida por ela traduzia a reflexão proposta na Oficina dos Sonhos, atividade que, com informações e recursos lúdicos, ajuda pessoas interessadas em abrir o próprio negócio a tomarem decisões assertivas, com base em planejamento e características empreendedoras.

Cleide Pereira compartilhou o seu desejo com um grupo de pessoas que, em 2006, participou da Oficina, realizada durante o Projeto Bairro Empreendedor, uma parceria firmada entre o Sebrae e Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio.

Eu participei do Projeto por curiosidade. E gostei das palestras e dos consultores, que passaram uma autoestima muito grande. Eles também nos ajudaram a abrir nossos horizontes, recorda Cleide, que trabalhava, informalmente, como costureira em um pequeno ateliê montado na própria casa.
 

Porém, antes de efetivamente abrir uma pequena confecção, a empreendedora foi buscar informações técnicas. Durante um período, Cleide deixou o próprio ateliê de lado para trabalhar em uma fábrica na cidade, na qual teve a oportunidade de passar por diversas áreas da empresa, como a modelagem. 

Juntando o conhecimento que eu adquiri na fábrica mais toda a motivação dos consultores do Sebrae, eu tive a coragem de abrir o meu próprio negócio, conta a empreendedora.
 


Entre a participação de Cleide nas ações do Bairro Empreendedor até a abertura efetiva da sua empresa, que aconteceu em novembro de 2011, foram cinco anos de preparação. Mas a empreendedora considera que ainda está engatinhando na atividade empresarial. 

Nós fabricamos roupas esportivas e de ginástica, além de moda feminina. Vendemos no atacado, inclusive para outros estados, observa a empresária que, ao lado da família, administra a pequena confecção. 

 A história de Cleide Pereira está motivando outras pessoas. Em 2012, a empresária foi convidada para compartilhar a sua trajetória durante os eventos de lançamento do Bairro Empreendedor.n. 

Não deixa de ser uma maneira de motivar outros empreendedores e, também, de ajudar a abrir os olhos deles avalia a empresária.
A proposta do Projeto Bairro Empreendedor, que integra o Programa Cidade Empreendedora, é criar um ambiente favorável ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios em bairros e distritos do município, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico da cidade.
 

O consultor do Sebrae, Adriano Pereira da Silva, explica que o Projeto Bairro Empreendedor engloba uma série de soluções empresariais, entre cursos, consultorias e palestras sobre gestão empresarial, tanto para os interessados em abrir uma empresa ou para quem já tem um negócio próprio.
 

Na Oficina dos Sonhos, por exemplo, o empreendedor tem a oportunidade de despertar suas características empreendedoras e colocar uma ideia no papel, como aconteceu com a senhora Cleide, que, por meio da imagem de uma costureira, refletiu sobre a ideia de ser dona da própria empresa, observa o consultor do Sebrae.
Adriano Pereira ainda observa que, em 2012, o Projeto será desenvolvido em mais sete bairros. A Prefeitura Municipal e o Sebrae estão em busca de parceiros, conversando com presidentes de associações de bairros e, também, com outros potenciais parceiros locais para ter o apoio na realização do Projeto, conta o consultor do Sebrae.
  ILUSTRADO.COM.BR