Partido é acusado de trocar doações por influência

Partido  é acusado de trocar doações por influência em decisões políticas


David Cameron
Cameron negou que tenha encontrado doadores a pedido do co-tesoureiro de seu partido

Um escândalo político obrigou o primeiro-ministro , David Cameron, a anunciar nesta segunda-feira a publicação de detalhes sobre os doadores de seu partido que participaram de jantares privados com ele em sua residência oficial.

O caso foi divulgado no domingo, após o jornal The Sunday Times ter divulgado um vídeo que mostrava o co-tesoureiro do Partido Conservador, Peter Cruddas, afirmando que uma doação de 250 mil libras por ano (cerca de R$ 715 mil) daria acesso de primeira linha ao premiê e possivelmente a chance de influenciar as políticas do governo.
As afirmações de Cruddas foram feitas a repórteres do jornal que se passaram por possíveis doadores. Ele renunciou ao cargo ainda no domingo.
Cameron, por sua vez, classificou as ações captadas no vídeo como completamente inaceitáveis e prometeu uma investigação ampla do caso.
Esta não é a forma como arrecadamos dinheiro no Partido Conservador. Isso não deveria ter acontecido, afirmou Cameron. 

Farei com que haja um inquérito adequado do partido para garantir que isso não aconteça novamente, disse.
Ele negou categoricamente que qualquer doador tenha tido acesso privilegiado para fazer lobby com o governo. 

Vou deixar algo claro. Ninguém responsável pelas políticas do governo encontrou qualquer pessoa a pedido de Peter Cruddas, afirmou.
Assessores de Cameron haviam afirmado inicialmente que a lista de convidados para os jantares na residência oficial não seria divulgada, por se tratar de informação privada, mas o premiê acabou anunciando a divulgação após a reação negativa ao escândalo.
Segundo o premiê, os detalhes de todos os encontros para refeições entre doadores do Partido Conservador e membros do primeiro escalão do governo serão publicados a cada três meses.

BBC Brasil