Núcleo de Prevenção e Enfrentamento às Doenças Transmissíveis de Montenegro

Reunião aborda criação de Núcleo de Prevenção e Enfrentamento às Doenças Transmissíveis

Objetivo é criar estratégias e disseminar informações que contribuam para a prevenção de doenças

Representantes das Secretarias Municipais da Saúde (SMS) e Educação e Cultura (SMEC) estão se reunindo para criar um Núcleo de Prevenção e Enfrentamento às Doenças Transmissíveis, com ênfase no ambiente escolar. O objetivo é criar estratégias e disseminar entre os professores e comunidade escolar informações que possam contribuir na prevenção e redução de doenças respiratórias que têm maior incidência no inverno.

Segundo a enfermeira Kátia Kern, esta é uma ação para curto e longo prazo. 

Queremos formar multiplicadores, colaboradores e corresponsáveis pela prevenção de algumas doenças mais preocupantes no meio escolar, para que se ocorrerem casos, não haja medo na comunidade, explicou Kátia.

O grupo já realizou duas reuniões e o próximo passo será a realização de um encontro junto aos professores e representantes da comunidade escolar, no qual serão abordados temas relativos a doenças respiratórias, conceitos de surto e epidemia, período de incubação, definição de transmissibilidade e vacinação. O encontro será dia 20/04, às 13h30min, na sala de reuniões da SMEC, e está aberto a toda comunidade.

Dicas da Vigilância Epidemiológica:

Em relação à prevenção de doenças respiratórias, a Vigilância lembra os cuidados básicos: manter ambientes arejados (mesmo com o ar-condicionado ligado, manter uma pequena abertura para que os microorganismos se dissipem pelo ar, inclusive em residências); realizar limpeza dos filtros do ar-condicionado periodicamente; manter boa higiene nos ambientes; manter boa higiene pessoal; evitar aglomerados de pessoas em ambiente fechados; durante a noite manter abertura para que haja troca do ar; higiene frequente das mãos com água e sabão (o álcool gel não deve substituir a lavagem das mãos); manter a vacinação das crianças em dia - agora todas as crianças menores de um ano de idade devem ter as vacinas feitas, entre elas as que combatem especificamente alguns agentes de meningite (tetravalente- haemophilus influenza tipo B- menigococo tipo C e pneumococo 10).