Movimento de Preservação do Patrimônio Histórico de Montenegro 19/3/2012

Movimento de Preservação do Patrimônio Histórico entrega relatório de imóveis passiveis de tombamento

DSC09875f
90 bens compõem a lista que será avaliada pela Comissão Inventariante

O Movimento de Preservação do Patrimônio Histórico (MPPH) realizou a entrega do relatório com 90 imóveis passíveis de tombamento em Montenegro. A partir da entrega, a Comissão Inventariante, nomeada pela Prefeitura e composta por um arquiteto, uma historiadora e um representante da área administrativa, irá se reunir para avaliar cada imóvel indicado.

Será realizado um intercâmbio com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) para instruir a Comissão nas questões de avaliação dos imóveis. Paralelamente, a Administração Municipal encaminhará a legislação, com incentivos e atribuições dos donos desses imóveis para a preservação dos bens.

Os proprietários dos imóveis que estiverem incluídos na lista receberão nos próximos dias um comunicado da Prefeitura informando que o imóvel está sujeito a tombamento e preservação. Após o comunicado, a lista será divulgada à comunidade.

A secretária municipal de Obras Públicas (SMOP), Karina Daudt, explicou que os 90 imóveis que compõem o relatório não obterão alvará de demolição e não poderá ser realizado qualquer tipo de reforma sem autorização da SMOP. 

Antes que sejam realizadas alterações, vamos fazer a análise, para garantir que o mais importante seja preservado, destacou Karina.

A coordenadora da Comissão Inventariante anterior, Rosani Brochier, salientou a importância da preservação dos imóveis. 

Se não forem preservados, a cidade perde parte de sua história. A parceria com a Prefeitura garantirá mais assessoramento com o IPHAE e a preservação da identidade do Município, destacou. Além disso, esses bens avaliados não pertencem apenas à Montenegro, eles também integram os Institutos do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) e Nacional (IPHAN), ressaltou.

O relatório com os 90 bens será renovado a cada três meses, com o intuito de avaliá-los, podendo até serem incluídos novos imóveis. A Comissão Inventariante deverá se reunir semanalmente para analisar estes imóveis.

De acordo com o vice-prefeito Marcos Griebeler a ação visa conservar os prédios que fazem parte da história de Montenegro. A partir dessa relação entregue será realizada uma análise mais detalhada. Nosso objetivo é preservar esses bens e manter o valor histórico, cultural e arquitetônico dos imóveis, explicou.