INFORMATIVO GERAL DA DIOCESE DE MONTENEGRO 29/3/2012

Festa da Misericórdia será dia 15 de abril

     

A comunidade da paróquia Sagrada Família, de Bom Retiro do Sul, já está trabalhando na divulgação da 7ª Festa da Misericórdia. O evento já é tradicional no município e reúne fiéis de toda a região.
     
A festa será dia 15 de abril, na Igreja Matriz da Paróquia Sagrada Família. O tema deste ano é Lutar pela salvação das almas, eis a nossa missão. A programação inicia às 7 horas e se estenderá até as 16 horas, quando haverá missa presidida pelo bispo da Diocese, Dom Paulo De Conto.
     Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3766-1205, ou pelos e-mails apostoloseucaristicos.psf@gmail.com e sagradafamiliabrs@yahoo.com.br. Confira a programação completa do evento.

     Programação
     7 horas / Acolhida das caravanas
     8 horas / Terço Mariano
     8h45min / 1ª pregação: Lutar pela salvação das almas, eis a nossa missão
     9h45min / Intervalo
     10 horas / 2ª pregação: Aplainai os caminhos do Senhor
     11h30min / Apostolado da Divina Misericórdia - Animadores: AEDM
     12 horas / Veneração a Jesus Misericordioso
     12h30min / Almoço: R$ 12,00 por pessoa
     14 horas / Oração da Via-Sacra
     15 horas / Hora da Misericórdia, com adoração ao Santíssimo Sacramento, Terço da Misericórdia (cantado), Ladainha e Louvores da Misericórdia e bênção do Santíssimo
     16 horas / Encerramento: Santa Missa presidida por Dom Paulo De Conto

                                                  Festa da Misericória 2012

     Torneio de futebol reuniu 16 equipes
     

Com o objetivo de promover a integração e motivar a convivência, o Seminário São João Maria Vianney organiza, anualmente, um torneio de futebol. A atividade é aberta ao público, que pode inscrever times ou apenas acompanhar as partidas. A edição de 2012 da competição ocorreu no último domingo, dia 25, em Bom Princípio.
     

 A ideia é tornar o Seminário conhecido, criar vínculos com a comunidade da região, destaca o reitor, Pe. Ricardo Nienov. A programação iniciou às 9 horas e encerrou perto das 18 horas, reunindo 16 times. Oito deles da cidade de Bom Princípio, onde fica o Seminário. As demais equipes eram compostas por jogadores de municípios da região.
     

No local, foi servido almoço. Os recursos arrecadados com a promoção serão utilizados na reforma do pátio interno do Seminário.

                                                  Torneio de futebol 


     Diocese participa de encontro para jornalistas
      


Com a temática Jornalismo em Rede - um desafio para a Igreja, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou a quinta edição do Encontro dos Jornalistas das Dioceses, Regionais e Organismos da instituição.
      

O evento, organizado pela Assessoria de Imprensa da CNBB, reuniu 74 participantes, de 17 estados brasileiros. O encontro ocorre de 23 a 25 de março, em Brasília (DF). A Diocese de Montenegro e a Arquidiocese de Porto Alegre foram os únicos representantes do Regional Sul 3, que abrange todas as 18 dioceses do Rio Grande do Sul.
      

Durante os dias de atividades, os jornalistas tiveram palestras com profissionais da área da comunicação que abordaram diversas questões relativas ao tema do encontro. Os debates e as trocas de experiências foram destaque no encontro.
                                         Encontro de jornalistas CNBB 


     Congresso da Pastoral da Saúde reúne 83 pessoas
     

Para a coordenadora da Pastoral da Saúde na Diocese de Montenegro, Maria Liane Dullius Friedrich, o congresso realizado no último sábado, dia 24, foi muito bom. Algumas paróquias que nunca tinham participado se fizeram presentes, conta Liane, destacando a presença de 83 pessoas, de 19 paróquias.
     
O Congresso Diocesano da Pastoral da Saúde foi realizado na Cúria de Montenegro, onde as palestrantes Eni Cecília Bahia e Ir. Elise Sehnen falaram sobre a Campanha da Fraternidade, que neste ano tem como tema Fraternidade e Saúde Pública. Eni e Ir. Elise fazem parte da coordenação da Pastoral da Saúde do Regional Sul 3 da CNBB.
     
Durante a exposição do tema, as palestrantes abordaram três questões: cuidados consigo mesmo, cuidados com os enfermos e atendimento público (SUS). Os participantes interagiram durante os trabalhos, dando depoimentos e fazendo perguntas.
     Além dos agentes da Pastoral, padres também se fizeram presentes e, juntamente com o bispo Dom Paulo De Conto, deram a bênção final do encontro.
                                          Congresso Pastoral da Saúde