INFORMATIVO GERAL DA DIOCESE DE MONTENEGRO 21/3/2012

SANTAS MISSÕES POPULARES: POVO EVANGELIZANDO POVO!
           
Santas Missões Populares: povo evangelizando povo! Com este brado motivador, cerca de 5 mil missionários mostraram sua fé em Jesus Cristo e motivaram-se com as Santas Missões Populares, grande projeto de evangelização realizado pela Diocese de Montenegro.

          
O Centro Comunitário Cristo Rei ficou pequeno para acomodar as caravanas das 30 paróquias que se fizeram presentes no Retiro Missionário Diocesano realizado no último domingo, dia 18, em Estrela. O evento marcou o envio para as visitações e as Semanas Missionárias que ocorrerão em cada paróquia.

          
O local, enfeitado com balões nas cores do Vaticano e da Diocese, branco e amarelo, também continha duas grandes faixas com o tema e o lema do projeto missionário. Muitas das comunidades já estavam identificadas com camisetas. A motivação do povo e a união de toda a Diocese em torno desta grande mobilização certamente emocionaram a muitos.

          
A banda dos seminaristas do Seminário São João Batista (Viamão) animou os fieis durante todo o dia. Pela manhã, após as boas-vindas do bispo Dom Paulo De Conto, o Pe. Leomar Brustolin, professor de Teologia na PUC/RS e pároco da Catedral de Caxias do Sul, falou sobre como ser um missionário nos dias de hoje.

          
Ao redor do Centro Comunitário, foram montadas mesas com os lanches que cada participante trouxe para o almoço partilhado. À tarde, os seminaristas apresentaram cenas teatrais sobre as visitas missionárias e houve o lançamento do novo site da Diocese, que contará com uma página especial para as Santas Missões Populares.

          Para encerrar o encontro, aconteceu uma emocionante celebração eucarística, com a presença dos padres da Diocese, e cada participante recebeu um bóton missionário e a bênção de envio de Dom Paulo.



                                                 Retiro Diocesano SMP




          DIOCESE DE MONTENEGRO TEM NOVO SITE
          
 Desde o início do ano, a Diocese de Montenegro vem trabalhando no desenvolvimento de um novo site. Com novo visual e mais conteúdos, a página oficial da Diocese já pode ser acessada. O lançamento oficial será neste domingo, dia 18, no Retiro Diocesano das Santas Missões Populares, que ocorre em Estrela.
          
 Além das notícias da vida da Diocese, agora o site conta com artigos para formação, agenda, ambiente multimídia, entre outras novidades. Como toda a Diocese está mobilizada na realização do projeto das Santas Missões Populares, uma página especial para este trabalho foi elaborada, com o histórico e informações do projeto, agenda das Semanas Missionárias e contatos da Comissão Missionária Diocesana (Comidi) e das Comissões Missionárias Paroquiais (Comipas).
           
Bem-vindos ao novo site da Diocese de Montenegro, a Diocese da Alegria. Estamos disponibilizando esta ferramenta de evangelização, atendendo aos apelos da Igreja para o tempo atual. É necessária nossa presença nestas novas mídias. Que este site seja um lugar de interação entre todo povo diocesano, de anúncio da Boa Nova e de dinamização da vida da Igreja. A todos que estiverem conectados conosco, desejamos a paz e a bênção de Deus, destaca o bispo Dom Paulo.
                                                 Dom Paulo De Conto

          MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA COMUNHÃO ENGAJADOS NAS SANTAS MISSÕES POPULARES
           
Os coordenadores paroquiais dos Ministros Extraordinários da Comunhão tiveram reunião na manhã deste sábado, dia 17, na Cúria Diocesana. No encontro, além de abordar questões referentes ao trabalho dos ministros, o grupo fez um breve estudo sobre as Santas Missões Populares, com o objetivo de que todos os ministros extraordinários da comunhão se engajem neste projeto diocesano.
           
A equipe também agendou as datas da formação e do retiro diocesano dos ministros. A formação será dia 11 de agosto deste ano, das 8h30min às 15 horas, em Montenegro. Já o retiro está marcado para o dia 07 de julho de 2013, em Salvador do Sul.
                                                                        Ministros

          PASTORAL DA SAÚDE TERÁ PRÉ-CONGRESSO DIA 24
          A coordenação da Pastoral da Saúde está preparando as atividades do pré-congresso diocesano que será realizado no próximo sábado, dia 24. O grupo se reuniu na última quinta-feira, dia 15, na Cúria de Montenegro, para planejar o encontro que também ocorrerá na Cúria.
           
No pré-congresso, duas integrantes a Pastoral da Saúde do Regional Sul 3 irão abordar questões referentes à Campanha da Fraternidade, que neste ano trata sobre a saúde pública. São esperadas cinco pessoas por cada paróquia da Diocese. O encontro também é uma preparação para o congresso estadual, que ocorre em setembro.
                                                           

          ANIMAÇÃO VOCACIONAL PLANEJA ATIVIDADES DO ANO
           
O Serviço de Animação Vocacional (Sav) realizou o primeiro encontro de 2012 na última quarta-feira, dia 14, na Cúria de Montenegro. O planejamento das atividades que serão desenvolvidas no decorrer do ano foi o foco da reunião.
          
 De acordo com o Animador Vocacional da Diocese, Pe. Neimar Schuster, o grupo definiu quem vai compor a equipe do Sav em 2012, visando as atividades como Semanas Vocacionais e as ordenações diaconais e sacerdotais dos seminaristas Marcos Leandro de Oliveira e Rogério Aloísio Schlindwein.
           

          ESTRELA TAMBÉM INICIA CURSO DE TEOLOGIA
           
Como já havia acontecido em Bom Princípio, o bispo da Diocese de Montenegro, Dom Paulo De Conto, fez questão de acompanhar a aula inaugural do Curso de Teologia a nível acadêmico que iniciou na última terça-feira, dia 13, em Estrela.
          As atividades devem contar com uma média de 80 alunos, que terão aulas semanais no Colégio Santo Antônio. No primeiro dia de aula, o Pe. Rafael Groth falou sobre a Animação Bíblica da Pastoral.
         FONTE: http://www.diocesemontenegro.com.br