Programa para livro mais barato


Presidenta Dilma anuncia programa para livro mais barato
A presidenta Dilma Rousseff anunciou na Bienal do Livro do Rio de Janeiro a criação do Programa do Livro Popular, com o objetivo de ampliar o acesso aos livros e aumentar os índices de leitura no país. Ela disse que pediu ao Ministério da Cultura e à Fundação Biblioteca Nacional a instituição de políticas para baratear o preço dos livros e permitir, assim, que eles cheguem a todas as classes sociais. "Queremos ter uma ação que permita a produção e a comercialização de livros baratos", afirmou ela, ao convocar editores, livreiros e autores a contribuir com propostas e novas ideias para incrementar o projeto. "Esse programa pretende ser estímulo a toda a cadeia, aos escritores, editores, livreiros atacadistas, mas sobretudo aos brasileiros que podem e vão amar os livros, como o Brasil certamente tem esse potencial de amar", observou. 

Fundação Biblioteca Nacional começa Livro Popular já

As primeiras ações do Programa do Livro Popular começam a ser implementadas pela Fundação Biblioteca Nacional já na próxima semana, com investimentos de R$ 36 milhões do Fundo Nacional de Cultura para comprar livros para bibliotecas.

Vamos inverter duas grandes lógicas estabelecidas, anuncia o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, que idealizou o programa.

Todos os elos  desde os autores até os varejistas, passando pelos editores e os distribuidores - terão papel fundamental no programa, o que ajudará a fortalecer toda a cadeia produtiva, afirma.

Dilma assina decreto de criação do Plano Nacional de Livro e Leitura

Dilma Rousseff aproveitou a cerimônia de abertura da Bienal do Livro do Rio para assinar, ao lado dos ministros Fernando Haddad (Educação) e Ana de Hollanda (Cultura) o decreto que dá maior dimensão institucional ao Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL).

O plano, formulado em 2006, é constituído por um conjunto de programas, projetos , ações e eventos do governo, empresas e sociedade para ajudar a desenvolver a leitura no país.

Para erguer uma nação, nós temos que dar o valor adequado à educação e aos livros, disse a presidenta.

Ministra Ana destcaca BN e políticas do livro e leitura
As ações da Biblioteca Nacional e as políticas públicas do livro e leitura empreendidas pela FBN foram destaque na abertura da Bienal do Livro do Rio. A ministra Ana de Hollanda citou as várias ações em andamento, como o Circuito Nacional de Feiras de Livro e o Programa de Apoio à Tradução e Publicação de Autores Brasileiros no Exterior.






Fonte: www.abdf.org.br