INFORMATIVO GERAL EMPREENDEDORISMO 20/2/2012



Quanto vale a sua empresa?

mala
Embora a inspiração seja essencial para empreender, o lucro sempre é o objetivo de qualquer negócio. Mas, entre a motivação e fluxo de caixa, será que dá para estipular um preço para o apego? Essa questão foi abordada recentemente em um post de Carol Tice, colunista da Entrepreneur, no qual ela fala sobre o caso de um fundador que paralisou ao receber uma proposta de US$ 600 mil para vender a sua startup.

No fim das contas, tudo se resume à seguinte questão: por que você empreende? Para ficar milionário? Para mudar o mundo? Deixar um legado? Seja qual for a sua motivação, determinar um valor exato para uma ideia nunca é fácil. Empreendedores costumam enxergar suas empresas como filhos, o que sempre resulta em uma dificuldade de estabelecer critérios sensatos sobre o verdadeiro potencial delas.

Por mais que existam ferramentas específicas para determinar o valor real de uma empresa, nenhuma delas leva em conta o aspecto humano e emocional do empreendedor. Mas assim como bons pais criam os filhos para o mundo, é preciso ter em mente o que é realmente melhor para o negócio a longo prazo.

Desse modo, em vez de pensar no volume da oferta, talvez fosse melhor avaliar o ela poderia trazer para o futuro. É importante lembrar que, além de alguns dígitos a mais na conta bancária, uma proposta milionária pode ser o empurrão que falta para a sua ideia conquistar novos horizontes. Ganhar dinheiro, todo mundo quer. A pergunta é: você está pronto para abrir mão do controle na hora de crescer?
FONTE: papoempreendedor.com.br