HORÁRIO DE VERÃO EM MONTENEGRO

Horário de Verão Traz Prejuízos à Saúde

,Post image for Horário de Verão Traz Prejuízos à Saúde

Existe vantagem em adiantar relógios 1 hora em períodos do ano  o horário de verão?
 Não para a saúde ou consumo de energia. Então por que o horário de verão continua a ser adotado?

Análise publicada no The New England Journal of Medicine já demonstrou o aumento de 5% (um aumento imenso), nos ataques cardíacos (infartos do miocárdio) na população como um todo, na primeira semana do horário de verão.

Quanto se gasta de dinheiro público com os tratamentos, afastamentos e aposentadorias provocadas por esse aumento?

Implantar um fuso horário de 1 hora em toda população é uma agressão ao relógio biológico.

 Os ritmos e ciclos biológicos, principalmente o sono e a alimentação, determinam em grande parte nossa saúde e bem-estar. A maioria de nós, por força dos estudos e/ou trabalho, já é obrigada a empurrar os limites desses ritmos ao extremo, indo de regra dormir mais tarde e acordando mais cedo do que seria seguro e recomendável. Com o horário de verão, o indivíduo que normalmente acorda às 06:30 da manhã passa a acordar às 05:30 sim, pois embora o relógio digital marque 06:30, o relógio biológico marca 05:30. O sono foi cortado em 1 hora. Justamente aquela última hora em que o sono é mais gostoso e rico em sonhos memoráveis para a maioria de nós. Acordamos mais cansados, porém o trabalho e a escola não perdoam. Aumenta o stress, aumenta a sonolência durante o dia, aumenta a probabilidade de acidentes causados pela sonolência, diminui a produtividade, altera-se o humor. Aumenta o número de crises de enxaqueca e outras doenças cujas exacerbações podem ocorrer mediante saídas da rotina.

E o que dizer de quem trabalha no campo e na lavoura? Para o organismo e os ciclos biológicos desses trabalhadores, que normalmente já acordam muito mais cedo que os habitantes das cidades, tal mudança é ainda mais perversa!

Quanto custa tudo isso aos cofres públicos e aos nossos próprios bolsos?
Sim, é verdade que existe um processo de aclimatização após cerca de 1 semana, quando a maioria de nós (mas não todos), idealmente, consegue se adaptar ao fuso horário. Mas o custo dessa 1 semana pode ser imenso, em termos financeiros, para a população. E como é possível medi-lo, se não se consegue nem mesmo comprovar algo tão objetivo quanto a economia de energia elétrica no país?

Tudo o que se divulga de economia são estimativas, sem comprovação científica.
E se existem estudos sérios, como o realizado pela Comissão de Energia da Califórnia (EUA), mostrando a ausência de economia de energia elétrica com o horário de verão, conforme divulgado na Scientific American, então por que continuar a impor ao organismo de toda uma população de crianças, adultos e velhos mais esse stress?

Se o governo realmente se preocupa com seus gastos e com a saúde da população, é importante que suspenda a lei que institui o horário de verão. Nosso relógio biológico controla um grande número de funções vitais do organismo.

Um bom sono é crucial para uma boa saúde e já está cientificamente comprovado que o adiantamento e posterior atraso dos relógios em uma hora traz problemas à saúde.

Fonte: www.medicinadoestilodevida.com.br