EMPREENDEDORISMO DAS MULHERES EM MONTENEGRO

Empreendedorismo entre as mulheres aumentará nos próximos anos

Um recente levantamento do Sebrae apontou que o empreendedorismo entre as mulheres deverá crescer nos próximos anos.

A previsão, segundo a Pesquisa Cenários 2020, é que o percentual de mulheres  nos negócios atinja 42% na data em questão, percentual considerado importante, especialmente porque, no ano 2000, a participação das mulheres como empregadoras foi de apenas 24%.

Além disso, se as expectativas do estudo se mantiverem, o público feminino também deverá se destacar na modalidade por conta própria, ou seja, nos empreendimentos sem empregados, passando de 32% em 2000, para 47% em 2020.

Oportunidades
Os dados mostram que as micro e pequenas empresas representam uma boa alternativa no mercado para as mulheres.

De acordo com o Sebrae, por exemplo, a expectativa o ano de 2020 registre 1,5 milhão de empregadores e 3,7 milhões de empreendedores por conta própria, fato que, segundo o diretor superintendente do Sebrae, Bruno Caetano, já é aguardado pelo setor.

Para se ter uma ideia, a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios), do IBGE, revela que em 2009 havia 1,1 milhão de empregadores no estado de São Paulo e mais de 3,3 milhões empreendedores que atuam na modalidade por conta própria.

População ativa
Já em termos de representatividade feminina da PEA (População Economicamente Ativa)  pessoas ocupadas ou que estão procurando uma ocupação / ela também vem acompanhando tal movimento.
Segundo o consultor do Sebrae, Pedro Gonçalves, a participação das mulheres na PEA, que era de 42% em 2000, deverá atingir 49% em 2020, aproximando-se assim da participação masculina.

Os dados apontam uma tendência de empate no número de homens e mulheres no mercado de trabalho até 202, revela o consultor.

Para ele, se hoje a estimativa é de um mercado com cerca de 657 mil candidatos a empreendedor, em 2020, a projeção é que tal número aumente para 787 mil.

Fonte: infomoney.com.br