A Câmara Instituto Morro da Cutia de Agroecologia de Montenegro

Câmara se aproxima de Instituto de Agroecologia internacional sediado em Montenegro


A Câmara de Vereadores realizou atividade de aproximação com o Instituto Morro da Cutia de Agroecologia (IMCA). A entidade, originada em Montenegro, atualmente é reconhecida no Brasil inteiro. Quinta - feira (23), o Presidente, Vereador Marcos Gehlen (PT) Tuco, juntamente com José Alfredo Schmitz (PMDB), Laureno Renner (PSB), Marcelo Cardona (PP) e Ari Müller (PDT), visitou seu escritório central, no Centro Empresarial Rui Barbosa.

O objetivo, segundo Tuco, foi conhecer melhor e aproximar-se do IMCA. Queremos abrir as portas para que a cidade saiba que temos um Instituto reconhecido no Brasil e no exterior, que realiza grandes projetos, acrescenta o Vereador. Em Montenegro ainda não ocorreu a formação de parcerias para o desenvolvimento de grandes projetos. Tuco acredita que a Câmara possa ser esse elo.

O IMCA executa projetos em vários estados do Brasil, premiados por Fundações como a do Banco do Brasil. Sua finalidade é promover o desenvolvimento rural sustentável, por meio da agroecologia, do comércio ético, justo e solidário e da educação ambiental, tendo como prioridade a agricultura familiar. Atua no âmbito regional, nacional e internacional.
       
Os Vereadores foram recebidos pela Presidente Lucia Helena Schardong. Acompanhada de Andréa Hartmann e Adriano Martins, integrantes do IMCA, explicou o funcionamento da instituição e os benefícios que ela gera, em projetos como a implantação de duzentas Unidades da Tecnologia Social PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável), no estado do Mato Grosso.




Há muitos recursos disponíveis no Governo Federal, precisa haver bons projetos, ressalta Adriano. Questionado pelo Vereador Tuco sobre a execução, em Montenegro, de projeto no setor de reciclagem do lixo, envolvendo os catadores, Hartmann garantiu haver possibilidade. O IMCA nasceu em Montenegro, levamos o nome da cidade para todo o país e exterior, destacou Adriano, manifestando total interesse em realizar, na cidade, o trabalho sugerido pelo Vereador.
        Além de Montenegro, o IMCA tem escritórios em Porto Alegre, Mato Grosso e Brasília. No mês de abril, em parceria com a Câmara de Vereadores, o Instituto deverá promover evento de apresentação para convidados.