Silicone utilizado em implantes



Próteses de silicone francesas continham aditivo de combustível


Os implantes de silicone da empresa francesa PIP, que estão no centro de um escândalo de saúde pública no mundo, continuam aditivos de combustível não testados para o uso clínico.

Os aditivos estavam em uma lista de materiais utilizados na fabricação das próteses obtida pela emissora de rádio francesa RTL.

A empresa alemã Brenntag confirmou que vendeu silicone industrial para a empresa francesa, agora extinta. O silicone vendido é normalmente usado em construções, eletrônicos e petroquímicos.

As recomendações para mulheres que tem os implantes foram diferentes na França de na Grã-Bretanha, apesar de um cirurgião britânico que investiga o caso, Tim Goodacre, ter dito que o alto índice de rompimento das próteses significa que eles devem ser removidos.
FONTE: BBC Brasil
Esquema representativo do implante 1 Acima do músculo, 2 De baixo do músculo




Silicones são compostos quimicamente inertes, inodoros, insípidos e incolores, resistentes à decomposição pelo calor, água ou agentes oxidantes, além de serem bons isolantes elétricos.Podem ser sintetizados em grande variedade de formas com inúmeras aplicações práticas, por exemplo, como agentes de polimento, vedação e proteção. São tambémimpermeabilizantes, lubrificantes e na medicina são empregados como material básico de próteses. Atualmente estima-se que os silicones são utilizados em mais de 5.000 produtos. O termo silicone é o termo inglês para a classe de compostos químicos cujo nome correto em português é silicona, em função da sua semelhança da sua fórmula geral com as cetonas.


Derivado do cristal de rocha quartzo, é considerado produto inorgânico; devido a isto, tem como uma de suas principais características, a vida útil mínima de 10 anos. Os silicones são altamente resistentes ao ultravioleta e intemperismos, tais como efeito ozona, altas ou baixas temperaturas ambientes (em geral de -45 a +145°C). Tecnicamente chamados de siloxanospolimerizados ou polissiloxanos, eles são polímeros mistos de material orgânico e inorgânico com a fórmula química [R2SiO]n, onde R = grupo orgânico como metil, etil, e fenil. Esses materiais consistem de um esqueleto inorgânico silício-oxigênio (…-Si-O-Si-O-Si-O-…) com grupos laterais orgânicos ligados aos átomos de silício. Variando o comprimento da cadeia principal, o tipo dos grupamentos laterais e as ligações entre cadeias, os silicones podem ser sintetizados com uma grande variedade de propriedades e composições. Podem variar de consistência líquida a de gel, borracha ou plástico duro. As características físico-quimicas das siliconas são especialmente determinadas pelo fato da grande mobilidade da sua cadeia, uma vez que o impedimento espacial é pequeno neste grupo de produtos.


São utilizados na cirurgia plástica para melhorar a estética dos seios, dando mais volume e consistência às mamas, ou em reconstruções mamárias (cirurgias reconstrutivas). Popularmente, os implantes são mais conhecidos como próteses de silicone.


Podem ser redondos ou anatômicos (também chamados de gota). Os implantes em gota fornecem uma projeção menor no pólo superior das mamas, o que pode eventualmente ser desejado.


Os fabricantes utilizam nomenclaturas diferentes para a projeção. Normalmente existem 3 opções, do menos projetado ao mais projetado. Eles podem ser: Perfil baixo; Perfil moderado; (apenas alguns fabricantes produzem) Perfil alto; Perfil super alto. (tendência no mercado brasileiro, também é chamado de extra alto, muito alto, ultra alto)


Os primeiros implantes eram lisos, porém apresentavam altíssima taxa de contratura (rejeição). Posteriormente, o advento dos implantes texturizados diminuiu a inciência de contratura pois a rugosidade da superfície desorganiza as fibras da cápsula que se forma ao redor dos implantes, enfraquecendo-a. Existem também implantes com revestimento de poliuretano (2 fabricantes no mundo, Brasil e Alemanha) também mostram uma maior diminuição nos casos de contratura capsular.


Atualmente, os implantes contêm silicone gel de alta coesividade, que não se espalha pelo organismo quando o implante se rompe.


Os implantes de silicone podem ser colocado nas mamas (na frente ou atrás do músculo peitoral maior), glúteos, panturrilhas, tórax masculino e queixo (silicone sólido, neste caso).


Fonte:  Wikipédia, a enciclopédia livre.