MORRO SÃO JOÃO DE MONTENEGRO 19/1/2012

Morro São João deverá ser decretado Área de Preservação Ambiental




Documento com deliberação do COMDEMA foi entregue à Administração Municipal



O vice-prefeito Marcos Griebeler recebeu, na manhã de hoje (18), o projeto que delibera que o Morro São João seja decretado Unidade de Conservação, na categoria Área de Proteção Ambiental (APA), elaborado pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA). A vice-presidente do COMDEMA, Silvana Schons, realizou a entrega do documento que também determina que se encomendem os estudos técnicos para preservação das características naturais do morro, considerando ainda a inclusão dos morros vizinhos que compõe o Gigante de pedra, para que integrem a Unidade de Conservação.



O documento foi elaborado considerando os eventos ambientais que ocorreram no ano passado, com o objetivo de delimitar e regrar o uso e a ocupação do morro e de seu entorno. Além disso, há necessidade da preservação do local, visando garantir a segurança da população, bem como sua valorização ambiental e cultural. Também foi considerado o enquadramento dos morros Pedreira, São João, dos Fagundes e Montenegro em uma modalidade de Unidade de Conservação, que permitirá a conservação do patrimônio natural. O vice-prefeito Marcos Griebeler destacou a importância do projeto. Recebemos a proposta e vamos atendê-la. Precisamos buscar a recuperação do nosso Gigante de Pedra, ressaltou.



Primeira ação para recuperação do morro



Na Audiência Pública, que ocorreu na última segunda-feira (16), foi definido um calendário de atividades buscando a recuperação do morro. A primeira ação será realizada no dia 30 de janeiro, quando o grupo técnico irá apresentar a proposta para realização do projeto executivo integrado (geologia, biologia e engenharia civil) do morro.



As operadoras de telefonia, demais proprietários de antenas e a Corsan, que utiliza economicamente o morro, serão convidados a assumirem o custo do projeto executivo. Segundo o vice-prefeito Marcos Griebeler, a partir da apresentação da proposta, em 30 dias o trabalho poderá ter início. Além disso, nessa reunião também iremos formar a comissão que irá trabalhar na recuperação do morro, explicou Griebeler. O grupo deverá ser formado por representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), do COMDEMA, do Departamento de Floresta e Áreas Protegidas (DEFAP), da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM), da Defesa Civil, da Corsan e por proprietários de antenas.