MORRO SÃO JOAO DE MONTENEGRO 18/1/2012

 
Laudo técnico do Morro São João é apresentado à comunidade

Apresentação ocorreu durante audiência pública, no Teatro Roberto Atayde Cardona

Em Audiência Pública, realizada na noite de ontem (16), no Teatro Roberto Atayde Cardona, foi apresentado o relatório final sobre a situação do Morro São João.

O engenheiro civil Luiz Antônio Bressani, o biólogo Jackson Müller e o geólogo Vitório Orlandi Filho conduziram a apresentação do estudo e, após, foi aberto espaço para a comunidade presente apresentar sugestões. 

No estudo, que apontou as chuvas intensas como a principal causa para os deslizamentos ocorridos em abril de 2011, foram realizadas recomendações para administração dos problemas constatados no morro.

Segundo o relatório, a estrada poderá ser reaberta para veículos de pequeno porte, após a via passar por obras de recuperação. Para veículos mais pesados, o acesso também poderá ser liberado, mas mediante monitoramento e apenas em períodos não chuvosos.

As obras de recuperação deverão ocorrer através da contratação de um projeto geotécnico de estabilização e os demais trechos da estrada deverão passar por limpeza, com transporte do material para áreas adequadas, e reconstituição do pavimento nos pontos danificados.

Após as devidas manutenções na estrada, o risco se torna pequeno para visitações, passeios ecológicos e acesso às torres em períodos normais, explicou o engenheiro civil Luiz Bressani.

Outra recomendação sugerida pelo estudo aponta que o morro passe por monitoramento rotineiro e permanente, visando acompanhar episódios de chuva torrencial, alterações na vegetação e novos escorregamentos ou erosões.

O relatório ainda recomenda a restrição de ocupação da base do morro e a realização de programas de estudo ambientais que destaquem a importância da preservação do local.

Para o vice-prefeito Marcos Griebeler, o estudo foi de extrema importância.Esse relatório nos apresentou as diretrizes para trabalhar na recuperação do Morro São João, destacou.

O vice-prefeito também se mostrou satisfeito com participação da população. A comunidade atendeu ao nosso chamado. A presença do público foi grande e a população entendeu a importância de participar da audiência, para decidir o futuro do nosso morro, destacou Griebeler.

Comdema recomenda que Morro São João se torne Área de Preservação Ambiental

Durante a audiência, o presidente do Comdema, tenente Reinaldo Araújo, apresentou o documento que será entregue ao Município determinando que o Morro São João seja decretado unidade de conservação na categoria Área de Preservação Ambiental (APA), adequando e regrando seu uso e preservando suas características ambientais. A partir da entrega, a Administração Municipal irá avaliar o documento.

,