EUA QUER CENSURA DA WIKIPEDIA

Wikipedia interrompe acesso ao site em inglês por 24 horas em protesto contra lei antipirataria


Wikipedia interrompe acesso ao site em inglês por 24 horas em protesto contra lei antipirataria Reprodução/wikipedia.org
Impossibilidade de acesso ocorre apenas para as páginas em inglês do site Foto: Reprodução / wikipedia.org
A página na internet da Wikipedia em inglês ficará inacessível durante toda esta quarta-feira como protesto contra o projeto de lei antipirataria que está em avaliação no Congresso dos Estados Unidos, anunciou no próprio site a fundação que coordena a enciclopédia eletrônica.

A popular fonte de informação comunitária suspenderá as operações de suas versões em inglês por 24 horas em uma inédita medida que reforça a crescente chuva de críticas contra as polêmicas iniciativas denominadas Lei Contra a Pirataria na Internet (Sopa, em inglês) e Lei de Proteção à
Propriedade Individual na Internet (Pipa, em inglês).

A Wikipedia é considerada um dos sites mais populares da internet, com milhões de visitantes todos os dias.

Se aprovada, esta lei prejudicará a internet livre e aberta, e trará novas ferramentas para a censura de portais internacionais nos Estados Unidos, disse a fundação Wikimedia no comunicado.

Os projetos legislativos têm como finalidade atacar a venda de produtos americanos piratas no Exterior. Os promotores incluem as indústrias de música e do cinema, cujos produtos são muitas vezes vendidos ilegalmente.

Eles consideram que a legislação é necessária para proteger a propriedade intelectual e os postos de trabalho. Já os críticos assinalam que as medidas podem causar prejuízos à indústria tecnológica e infringem o direito à liberdade de expressão.

Empresas de tecnologia como Google, Facebook, Yahoo, Twitter, eBay, AOL e outros têm argumentado contra a iniciativa e dizem que ameaça a subsistência da indústria.

A Wikipedia não é o primeiro site da web a anunciar planos para interromper o serviço, no entanto, se trata do mais conhecido. Reddit e Boing Boing, além de outros portais também possuem estratégias de suspensão de seus endereços.
Fonte: clickrbs.com.br