Dado foi revelado em uma pesquisa realizada,nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste
A Endeavor desenvolveu uma pesquisa com o objetivo de descobrir como
está a cultura do empreendedorismo dentro das universidades
brasileiras. Participaram do estudo professores de 16 faculdades, além
de 604 estudantes do Sul, Sudeste e Nordeste.
As perguntas feitas aos
universitários são referentes à sua exposição ao empreendedorismo, suas
aspirações, confiança em suas capacidades e a expectativa de abrir uma
empresa. Dentre os jovens entrevistados, a maioria, 52,8%, já encara o
desafio do mundo dos negócios com bons olhos. Para 48,2%, o
empreendedorismo é visto como uma carreira a ser seguida.
Outro aspecto importante, constatado pela pesquisa, é que
aproximadamente dois terços dos estudantes já possuem um negócio ou
gostariam de ter sua própria empresa no futuro. Entre aqueles que
responderam não ter a vontade de montar um negócio, um quarto não tem
certeza desta decisão.
Na hora de tomar a decisão de criar ou não uma empresa, os
universitários são influenciados fortemente pela família. O apoio dos
pais, namorados, esposas e maridos é fator preponderante neste
processo, afirma coordenadora da Endeavor no Nordeste, Ana Luiza
Ferreira. De acordo com este levantamento, 56,5% dos pais consideram
que a disposição de seus filhos em abrir uma empresa é positiva.
A pesquisa ainda revela que, atualmente, cerca de 78% dos estudantes
que possuem seu próprio negócio abriram a empresa em sociedade.
Destes, 37% possuem sócios que fazem parte de sua família. Apesar do
sonho em ter um negócio próprio, os universitários admitiram não estar
se preparando adequadamente para empreender.
O percentual mostra que
apenas 31% deles tem empenho para abrir uma empresa no futuro. Eles
estão se preparando através, por exemplo, da leitura de livros.
De todos os estudantes, 33% são empreendedores ou gostariam de ser,
porém não fizeram nenhum curso em empreendedorismo. Estes dados fazem
parte da pesquisa intitulada
The Entrepreneurship Education Project:
Enhancing entrepreneurial self-efficacy and identity in the classroom
Fonte: administradores.com.br
.
Comentários