Agentes Comunitários de Saúde de Montenegro

SMS promove capacitação para Agentes Comunitários de Saúde

Secretária Municipal da Saúde, Ana Maria Rodrigues, apresentou a proposta de trabalho

Visando capacitar os selecionados no concurso para realizarem as atividades como Agente Comunitário de Saúde (ACS), teve início na manhã de ontem (23) o Introdutório para formação ou capacitação de Agentes Comunitários de Saúde. A capacitação ocorre durante toda a semana, com carga horária de 40 horas, no Auditório do Espaço Vida Unimed.

Na primeira etapa do concurso público, 41 agentes comunitários de saúde foram nomeados. “Em um segundo momento, vamos chamar por contrato emergencial outros 19 para trabalharem nas microáreas em que não tivemos agentes concursados”, explicou a secretária municipal da Saúde (SMS), Ana Maria Rodrigues. “Por isso abrimos a capacitação para outras pessoas que estivessem interessadas”, lembrou.

Durante os cinco dias de capacitação, os participantes receberão aulas sobre as atribuições do Agente Comunitário de Saúde, orientações quanto à postura profissional e quanto ao fluxo de atendimento na SMS e demais setores, bem como preparação para realização de visitas domiciliares.

O conteúdo da capacitação será ministrado por profissionais responsáveis pelos programas de saúde e pela SMS, além de enfermeiras e demais profissionais. “Vamos passar o papel de um agente comunitário; o que representa; quais são os direitos e deveres do agente; porque para nós foi importante que o agente não fosse mais chamado através de contrato emergencial, mas como empregado público, como rege legislação. O ingresso de vocês como parte da equipe da SMS é extremamente importante”, destacou a secretária Ana.

Programação:

25/01  quarta feira
Proposta Prática (Visitação as áreas) - todo o dia nos locais de trabalho, com exceção dos ACS das áreas Rurais.

26/01  quinta feira
08h  Saúde da Mulher  Enfª Celeste A. Gonçalves
09h30  Intervalo Café
09h45  Pediatria e Puericultura Enfª Sabrina Rosa
12h  Intervalo Almoço
13h20  Dr. Mario do Canto  Doenças Crônicas
15h20  Intervalo Café
15h30  CAPS  Violência, Drogas e Alcoolismo
16h20 às 17h20  Doenças de Notificação Compulsória  Enfª Kátia Kern

27/01 - sexta-feira
08h  Dr. Luiz Felipe Pinto  A saúde do Homem
09h15  Intervalo Café
09h30  Enfª Sabrina  Programa de Estomias do Município
10h30  Dr. André PGM  Direitos e Deveres trabalhistas
12h  Intervalo Almoço
13h20  Téc. de Segurança do Trabalho Andre Silva  Prevenção de Acidentes no trabalho
14h20 às 17h20  Prova